Participação maranhense no Percpan na Bahia

0comentário

O Percpan, um dos mais importantes festivais de percussão do planeta, está de volta em sua cidade de origem, Salvador. A 20ª versão do festival, que tive a oportunidade de acompanhar de perto em 1998, na capital baiana, fazendo a Assessoria do grupo percussivo maranhense Fogo de Mão, liderado por Luiz Cláudio, ocorrerá entre os dias 25 e 27 de julho, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico, com atrações nacionais e internacionais lado a lado com a maioria de músicos baianos.

pretonando640

O rapper maranhense Preto Nando marcará presença na noite de encerramento do evento. Ele fará participação especial em show de Gabi Guedes (Bahia) e DJ Cia (São Paulo) convidam: Opanijé, Nelson Maca, Simples Rap’ortagem. Part. especial Preto Nando (MA), Zé Brown (PE), Kaline Lima (PA)

O grupo americano Trouble Funk, Marcelo D2, os cubanos do Vocal Sampling, o rapper dos Racionais MCs Mano Brown e sua banda e o Barbatuques são outras atrações do PercPan (Panorama Percussivo Mundial).

Com curadoria do produtor musical Alê Siqueira, do maestro e arranjador Letieres Leite e do ensaísta e colunista de O GLOBO José Miguel Wisnik, e consultoria artística do jornalista e crítico de música Hagamenon Brito, o PercPan 2014 se estrutura em noites temáticas. A primeira será dedicada à percussão vocal e corporal. A segunda acolherá o panorama percussivo feminino. E o mote da terceira e última noite é o cruzamento entre matrizes rítmicas tradicionais com gêneros de ponta da música contemporânea, especialmente o rap e o funk.

Além dos shows, o PercPan promoverá workshops e mesas redondas onde os convidados falarão sobre sua experiência musical e sobre os diálogos rítmicos que estarão em cena. Nos seus 19 anos de existência, o festival promoveu mais de seis mil horas corridas de música, produzidas por cerca de 150 atrações nacionais e internacionais, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Carlinhos Brown, Naná Vasconcellos, Beirut, Sly and Robbie, Rita Marley e Hypnotic Brass Ensemble.

O Percpam é o primeiro festival do mundo dedicado exclusivamente à música percussiva. Em 1998, ganhou as páginas do New York Times, ampliando seu prestígio com edições itinerantes que o levaram a cidade como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e até Paris.

Programação

25 de julho (sexta-feira): Percussão Vocal e Corporal

A partir das 20h

Banda de Boca (Bahia)

Barbatuques (São Paulo)

Vocal Sampling (Cuba)

Mano Brown & Banda (São Paulo)

26 de julho (sábado): Panorama Percussivo Feminino

A partir das 20h

As Ganhadeiras de Itapuã (Bahia)

Mulheres de Leillía (Galícia, Espanha)

Sayon Bamba (Guiné Conacri, África)

Banda Obìnrin, com participação da percussionista Mônica Millet (Bahia)

Banda Didá (Bahia)

Margareth Menezes (Bahia)

27 de julho (domingo): Das Matrizes às Batidas Contemporâneas

A partir das 19h

Aguidavi do Gegê (Bahia)

Marcio Victor & Samba Chula de São Braz (Bahia)

Percussivo Mundo Novo (Bahia)

Gabi Guedes (Bahia) e Dj Cia (São Paulo) convidam: Opanijé, Nelson Maca, Simples Rap’ortagem. Part. especial Preto Nando (MA), Zé Brown (PE), Kaline Lima (PA).

Marcelo D2 & Banda (Rio de Janeiro)

Trouble Funk (Estados Unidos)

Sem comentário para "Participação maranhense no Percpan na Bahia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS