Gira Mundo: intercâmbio e cidadania em SLZ

0comentário

A Prefeitura de São Luís, por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da Cidade Olímpica, recebe o projeto social Gira Mundo, desenvolvido pela Aiesec São Luís (Organização de Intercâmbio de Estudades Universitários). O  projeto oferece oficinas sobre multiculturismo, empreendedorismo, liderança, responsabilidade social e direitos humanos a jovens e adolescentes.

Os cursos estão sendo ministrados por intercambistas venezuelanos, italianos e alemães na sede do Cras, que oferece suporte à capacitação com equipamentos. As aulas são gratuitas e terão duração de cinco semanas, de segunda a quinta-feira nos horários matutino e vespertino. Participam da capacitação 20 alunos com faixa etária entre 16 e 22 anos de comunidades com vulnerabilidade social.

Segundo a coordenadora do Cras Cidade Olímpica, Luciana Rodrigues, a novidade de um curso ministrado por jovens de outras nacionalidades gerou muita curiosidade e expectativa entre dos adolescentes atendidos pelo Cras. Eles demonstraram interesse em conhecer culturas e costumes diferentes.

“A nossa expectativa é que esse momento tenha relevância no cotidiano dos nossos jovens e que os assuntos aqui trabalhados tragam resultados práticos, de forma que tenhamos mudança na realidade da comunidade e que esses jovens entendam que existem outras possibilidades e que as drogas não são a única alternativa”, comentou a coordenadora Luciana Rodrigues.

Para muitos dos participantes, o momento é de aproveitar os conhecimentos que podem ajudá-los no ingresso ao campo profissional. “Tudo isso é importante para que a gente tenha mais conhecimento e, ao chegar nas empresas possa aplicar. Meu foco aqui é o mercado de trabalho”, comentou Carlos Alejandro, 15 anos.

O entusiasmo dos participantes das oficinas foi percebido pelos instrutores da Aiesec. “Esperamos mudar pontos de vista e o mundo, trocando experiências e conhecimentos”, explicou o alemão Johannes Ruppel, de 25 anos. Ele contou que o conhecimento que os instrutores têm do Brasil é mudado quando chegam e são apresentados verdadeiramente ao país.

O projeto Gira Mundo ocorre simultaneamente em todo o país. Em São Luís, é a segunda vez que o projeto é executado em 2014, sendo que no primeiro trimestre a ação contemplou jovens na área Itaqui-Bacanga, nos espaços Casa Brasil do Anjo da Guarda e Sá Viana.

SOBRE O PROJETO

O Gira Mundo é um projeto social criado pela Aiesec Salvador com o apoio do Global Changemakers e do British Council que tem como objetivo atrair estudantes estrangeiros de diferentes partes do mundo para dar aulas e oficinas sobre diversos temas para crianças, jovens e adultos nos bairros mais desfavorecidos.

O projeto foi criado em julho de 2010 por membros da Aiesec Salvador e a primeira Rodada do Gira Mundo contou com 10 trainees, 4 ONGs diferentes e um time de AieseCers de Salvador e um de Tandil, Argentina. Os trainees fizeram oficinas sobre quatro temas diferentes: Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Diversidade Cultural.

AIESEC

A Aiesec é a maior organização mundial de estudantes e está presente em 125 países e territórios, com mais de 86 mil membros e 8 mil organizações parceiras, com sede em Rotterdam, Países Baixos. A sigla significa Associação Internacional de Estudantes de Ciências Econômicas e Sociais e, inicialmente, o principal objetivo era promover intercâmbios entre diferentes países para garantir o respeito a outras culturas e a manutenção da paz mundial num contexto pós-segunda guerra. Com o passar do tempo, a Aiesec se expandiu para outros cursos, universidades, e passou a trabalhar com membresia multidisciplinar. Hoje, a Aiesec não abriga apenas estudantes de ciências econômicas e sociais; por isso a expressão “Aiesec” não é mais considerada uma sigla, mas foi preservada pela força da marca e identificação de seus membros com a organização.

Sem comentário para "Gira Mundo: intercâmbio e cidadania em SLZ"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS