São Luís: cidade histórica de fora de Mostra de Música ?

0comentário

Começa em agosto em cidades históricas da 10ª Mostra Internacional de Música – MIMO. E São Luís fundada em 1612, colonizada por portugueses e franceses, cidade histórica e Patrimônio da Humanidade, muito bem representada na área do Turismo do governo federal, fique de fora do evento ? Apenas as cidades de Olinda (PE), Paraty (RJ) e Ouro Preto (MG) foram as cidades históricas brasileiras privilegiadas com a Mostra, que deve atrair 120 mil pessoas em suas 143 atividades em 14 dias. Criada para difundir e valorizar o patrimônio histórico e cultural brasileiro, a MIMO, como é chamado o festival, traz concertos de música de estilos variados, exibições de filmes nos paredões de igrejas e oficinas de artes.

Este ano, em Paraty, o festival MIMO será realizado entre 23 e 25 de agosto. Em Ouro Preto, de 29 de agosto a 1º de setembro e em Olinda, de 2 a 8 de setembro. Com programação gratuita, as apresentações ocorrem em cenários do patrimônio histórico, como igrejas, museus, monumentos e teatros, além de praças e espaços públicos da cidade.

PROGRAMAÇÃO – O MIMO traz atrações de diversos países e estilos, de concertos de música erudita, a jazz e música popular brasileira. Este ano haverá shows do músico de jazz Herbie Hancock, do grupo português Madredeus, de Gilberto Gil e Orquestra de Sopros da Pro Arte, do coletivo francês Nouvelle Vague, e do pianista cubano Omar Sosa, entre outros.

As viagens motivadas por negócios, eventos culturais e convenções movimentam 25% do turismo de acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur), de 2011. Esta é uma das razões que leva o MTur a estimular eventos como esse e a investir em cidades históricas. Dados do sistema de monitoramento do Ministério do Turismo (Siacor), mostram que Olinda recebeu R$ 4,85 milhões em 2010 para obras de infraestrutura turística. Outro Preto foi uma das cidades contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai receber R$ 650 mil para sinalização turística.

Sem comentário para "São Luís: cidade histórica de fora de Mostra de Música ?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS