Pelo Fim do Registro de Músicos

4comentários

Sempre achei estranho o fato de o “músico para ser músico” tivesse que pagar um preço alto para obter uma carteira concedida pelo Conselho Regional da Ordem dos Músicos. Por não conhecer profundamente de lei e por não perceber o clamor da categoria, preferi pela manutenção do silêncio. Deus ouviu as preces dos artistas maranhenses e a justiça foi feita para felicidade de todos eles. Soube através do jornalista Itevaldo Júnior, de O Estado do Maranhão, que o juiz federal Marcelo Dolzany, através de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal, determinou que os músicos locais não são obrigados a estar inscritos na OMB.

Na ação, o MPE pediu ainda à Justiça Federal a suspensão de toda e qualquer cobrança compulsória de anuidade e da fiscalização sobre o músico em atividade.

Em sua decisão, o juiz Marcelo Dolzany também suspendeu a cobrança da anuidade pela seccional maranhense da Ordem dos Músicos do Brasil, condenou a regional a suspender a exigência do registro dos que desejam exercer a profissão de músico e à União a deixar de exigir o registro de músicos atuantes que vierem a trabalhar no Maranhão. Declarou ainda a inexistência de relação jurídica que obrigue os músicos no estado a se inscreverem na OMB.

A liminar da Justiça foi recebida com festa pelos músicos locais, que preservaram a direção seccional maranhense da Ordem sob o comando do publicitário Rodrigo Caracas. Agora, todos foram unânimes em dizer que era um absurdo o que a Ordem dos Músicos vinha fazendo pelo país. “Ela não tem nenhuma utilidade a não ser a punitiva”. Isto quer dizer que a mesma não vestia a camisa do músico, que nasceu para cantar e tinha que pagar para exercer livremente a profissão.

“Foi uma decisão em favor da liberdade de expressão”, disparam alguns artistas locais. Como definiu o cantor e compositor Josias Sobrinho (na foto ao lado da cantora mineira Ceumar): “o músico quando exerce a sua atividade não oferece nenhum risco a sociedade”. Agora, como o espaço aqui é democrático resta ouvir o presidente do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB-MA), Rodrigo Caracas, para saber o que acha da decisão da Justiça e do posicionamento dos artistas locais sobre a Ordem ?

Solidariedade

Vários artistas se reúnem no próximo dia 24, no show beneficente “Sonho de Criança”, onde todo o dinheiro arrecadado será doado a Casa Sonho de Criança, no bairro da Fé em Deus. O show acontece às 22h, no Bar Theatro Dom Calamar.

Participam do show o Coral Antônio Rayol, sob a regência de Alberto Dantas Filho, Fernando de Carvalho (foto), Milla Camões, Ana Cláudia, Marcelo Bianchini, Augusto Pelegrine, Léo Capiba, Flor de Cactos e o Sexteto Dom Calamar composto pelos músicos Celson Mendes (violão), Julinho Pinheiro (sax e flauta), Arlindo Carvalho (percussão), Ferreira (piston), Mauro Travincas (contrabaixo) e Analício (clarinete).

A idéia de realizar o show nasceu do desejo de Lenize Castelo Branco, sócia do Dom Calamar, de realizar um evento no qual pudesse ajudar a Casa Sonho de Criança.

“Já passava pela minha cabeça desenvolver esse projeto, mas ainda não tinha pintado a oportunidade certa. Quando uma amiga minha falou da Casa [Sonho de Criança], eu percebi que queria fazer alguma coisa por eles. Na verdade foram eles que me escolheram”, contou Lenize. No dia 24, será a data do meu aniversário e foi a maneira que escolhi para me presentear apostando numa causa nobre”, declarou.

A Casa Sonho de Criança é uma instituição, sem fins lucrativos, que recebe meninos e meninas soropositivas, dando apoio psicológico, educação, alimentação e todos os cuidados que elas necessitam.

4 comentários para "Pelo Fim do Registro de Músicos"


  1. Nicolau Leitão

    Essa discussão me remete àquela da obrigatoriedade do diploma para exercer a labuta da Comunicação. Minha tendência é ser contra, e sempre cito o caso de Juca Kfouri ser formado em Ciências Sociais. Mas quando (não) assisto a essa onda de fofoqueiros e pseudo-artistas big brother´s começo a querer mudar de idéia. Muito pano pra manga…

  2. Dani Moreira

    Oi Pedro, bom dia!
    Fico muito grata pela sua atenção, de verdade. Esse show é muito importante. Estive na Casa Sonho de Criança e conversando com a coordenadora tive a dimensão do quanto eles precisam de doações, eles vivem disso, de doações e voluntariado. Sinta-se convidado a participar do show e contribuir com a casa. Ah, preciso falar com você sobre o show do Dom Calamar com o músico de Brasília. Vai rolar mesmo? Abraço!

  3. Pedro Sobrinho

    Brigadão, pela interação. O show do candango Anand Hao vai rolar no Dom Calamar, será no próximo dia 30. Tô tentando fechar o outro dia na casa. Qualquer coisa tô disponível. Abraços…

  4. Maria José

    Tudo bem Pedro
    Parabens para os musicos que estão a favor pois acho que eles estão divididos, mais é hora de união
    de ir a luta, pois a musica maranhense está nos ultimos meses em evidência as rádios estão tocando graças a Deus
    Maria José

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS