Apocalipse Now…

4comentários

Sou católico não praticante. Acredito no ecumenismo com coerência. Agora, chego a conclusão de que algumas pessoas perderam o bom senso. Com todo o amor que temos pela música como manifestação artística e de liberdade de expressão, não comungo com a idéia de transformá-la numa religião sem consistência e baseada em alucinações sonoras e fanatismo. Na minha opinião essa experiência pode ecoar de maneira nociva. Diante do livre arbítrio de cada ser humano, quem sou eu para me autodenominar o dono da verdade.

Assistindo ao Jornal da Globo, na sexta-feira Santa, tomei conhecimento da existência da Igreja do Trance Divino (ITD), que já conquistou milhares de fiéis ao redor do Brasil. Com sede no Alto Paraíso de Goiás, a Igreja espera a chegada de Jujú (Jesus); regada, é claro, com muito trance.

ITD

Como já era de se esperar, a idéia de transformar o trance em religião começou de brincadeira. Tudo começou no programa de rádio “Radioativo”, em Alto Paraíso de Goiás, quando o radialista Cacau Gonzaga decidiu falar da sua experiência espiritual com o trance. “
Ele conta que começou com uma história que o trance é uma divindade, que todos deveriam se reverenciar quando ouvissem, meio que na zoeira, enquanto virava entre uma música e outra. Um dia ao ver o então Papa João Paulo II acenando na janela, percebeu que ele dizia que Jujú iria voltar e que todos deveriam se unir à espera dele. Decidiu neste momento fundar a Igreja do Trance Divino por entender que Jujú na verdade é Jah.

A idéia que a primeira vista pode ser considerada insana, foi aceita na hora pelos tranceiros do Alto Paraíso de Goiás. A cada programa Cacau exaltava a necessidade da união para a chegada de Jujú, que nada mais é que uma Santidade. Segundo as escrituras da edificação que o radialista (Pastor Veet Prayas, na Igreja) e o amigo (Missionário) Gauthana receberam no ano de 2005, o Trance é realmente Divino.

Cacau fundou a Igreja com a benção de Jujú. Ele foi nomeado o 1° Pastor da Igreja pelo Missionário Gauthana. Escolheram também como Monge, Magnetizer Project e a Bispa DJ Fast Lane para serem os semeadores da Ordem do Trance Divino”.

O requisito mínimo para ser um Pastor é ser DJ. Segundo Veet Prayas, o candidato deve amar o Trance a ponto de querer divulgá-lo em todos os lugares por onde for. “Os crentes não batem de porta em porta pra falar da religião deles? O Pastor da ITD deve seguir o mesmo caminho, só que de forma muito melhor.Levar sua Bíblia (Case de Cds) em todos os lugares por onde andar, ou melhor, tocar.”

Para ser Monge, a pessoa deve estar em contemplação (em contato com o trance) 24 horas por dia. Neste caso, é necessário que o candidato tenha um mosteiro (Estúdio) onde consiga a evolução espiritual através da mente (produção de música).

Prayas afirma que o Monge deles vive trancado produzindo psy o dia inteiro. “Apesar de nós termos contato, diferentemente das outras religiões, respeitamos o espaço dele e só o chamamos para ocasiões muito especiais -, declarou.

O Monge Ricardo Grecco, mais conhecido como Magnetizer Project, produz música há 25 anos. A base artística é o rock metal da banda Megadeth. Depois de tocar e produzir em muitos países, o músico decidiu investir no som (até então novo) de Goa.

Magnetizer disse que Estava cansado do rock pesado. Quando ele mudou para Alto Paraíso, há cinco anos, decidiu que faria algo diferente. Depois de conhecer a Trancendence nunca mais foi o mesmo. Ao longo do tempo foi caminhando no trance até chegar na vertente do full on, som que ele produz hoje.

Para Magnetizer, a criação da ITD é uma manifestação da própria cena psicodélica do cerrado que luta pela viabilização das festas. “Depois da proibição da Trancendence no ano passado a união se tornou vital para a sobrevivência do trance. Com a Igreja, pretendemos fortalecer esse vínculo e também mostrar a sociedade daqui que nosso movimento também é artístico e cultural.”

Depois de morar cinco anos em Amsterdã, Lane Paranhos, residente de Goiânia, decidiu investir na cena psytrance. Conhecida na cena como DJ Fast Lane, a tranceira foi nomeada a 1ª Bispa da Igreja do Trance Divino. O motivo? A evolução espiritual que passou nos últimos dois anos.

Ela freqüenta a cena desde 2000 quando morou na Europa. Já experimentou todos os lados. De DJ anônima que luta pelo reconhecimento das pessoas, como a “frita” que pula durante dias seguidos nos festivais. “Durante anos vi muitos jovens se drogando, fazendo de tudo para conseguir tocar em uma festa, chegando até a se humilhar para alguns organizadores. Já toquei em grandes festivais, já fui aplaudida, como também já fui passada pra trás. Na cena psy ou você é um bom político ou você é um bom artista”, afirma Lane.

Depois de todas essas experiências, a DJ diz estar hoje em um outro momento da vida. Não usa drogas (inclusive cigarro), não bebe e escolhe a dedo as festas em que quer tocar. “Não busco mais a aceitação das pessoas, o glamour que muitos insistem em ter. Minha vida hoje é viver o simples”, diz a Bispa.

A popularização do trance, juntamente com a difusão das drogas em toda a cena eletrônica, são vistas por Lane com tristeza. Para a DJ, não há nada mais bonito do que ouvir uma música em meio a natureza que celebra a paz e a união das pessoas: “Na Europa via três gerações de famílias indo para festivais. O próprio consumo de drogas é visto e feito de uma outra maneira. Aqui tudo é misturado. As pessoas vivem uma ilusão, um mundo irreal.”

O convite para participar da Igreja foi recebido com muita alegria pela artista. “ É sempre bom ser exemplo para as pessoas que buscam uma evolução espiritual. A galera que me conheceu em outras épocas fica bem surpresa com a minha nova maneira de viver. Com a Igreja, pretendo semear isso em toda cena”, conclui Lane.

Em fase de expansão a Igreja do Trance Divino já tem até filial em Campinas, interior de São Paulo. O Pastor nomeado foi Gustavo Lima Caio, conhecido como Dj Guga, natural de Brasília. Para comemorar, foi realizada uma festa, intitulada de Psy Trip ITD, no dia 24 de fevereiro deste ano.

“ A festa foi em clima de private, só com a galera envolvida no movimento de paz da Igreja. O legal é que o pessoal do Alto Paraíso compareceu em peso, dando um ar de seriedade mesmo a religião Trance (rs)”, diz Guga.

Segundo Veet Prayas, a Igreja está aberta a novos peregrinos. “Queremos unir todos os amantes do Trance que acreditam que o paraíso é uma rave eterna”, conclui o Pastor. Deixo a palavra para você internauta e religiosos de plantão…

4 comentários para "Apocalipse Now…"


  1. cassia mello

    http://www.urbanjungle.com.br/artists_det.asp?codigo=5

    pedro, este é o site do Zé de Riba, maranhense que mora há anos em sp.fiz a produçáo do clip dele pela mutante filmes, produtora de sp.
    veja , beijos

  2. Pedro Sobrinho

    Pô, Cassia…que legal que vc. produziu o trabalho de um cara dono de um trabalho e um currículo bacana e acima de tudo é maranhense. Pô, vou falar sobre o mesmo. Agora, tem como vc. passar o material dele para mim ? Beijos, Pedro Sobrinho

  3. Anônimo

    claro.tenho o telefone dele e acho muito bacana conversar com ele, o cara é maluco!!! daqueles estilo tom zé. segura ae, ja te passo agora….
    ( estou pegando o contato)
    anota ai: (11) 3871 4307 / (11) 7137 9607
    no site tem link para o clipe e para as musicas.
    quando falar com ele diz que é meu amigoCássia da Mutante Filmes, de tuntun,rsrs.Quem sabe ele náo vem pra cá , sentindo o interesse do pessoal em conhecer o trabalho dele..é uma figura e tem váá’rias históriias. beijus, qualquer coisa me liga.
    vou ver se pego o material dele pra passar, mas acho quue vale a pena conversar com ele.

  4. Anônimo

    to recebendo um email com o material dele, até na rolling stone o nego saiu, rapazzzz…bj

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS