Vitrine

0comentário

Infelizmente não pude estar presente na solenidade de apresentação do projeto da Feira de Música de Fortaleza em São Luís. O evento aconteceu na última segunda-feira (9), no Laborarte, na Rua Jansen Müller.

Fiquei sabendo que foi muito proveitoso o encontro. Os artistas marcaram presença e ficaram atentos as explicações da coordenadora de programação da Feira em Fortaleza, Thaís Andrade. Ela disse que o objetivo da Feira é incentivar a participação de músicos, produtores e empresários locais do ramo, na 6ª edição da feira, que acontece de 15 a 18 de agosto, na capital cearense. Na última segunda-feira uma reunião foi realizada, na sede do Laborarte (Rua Jansen Muller – Centro).

A Feira não é somente uma vitrine para os artistas da música, do Nordeste e de outras regiões do país, mas é também um espaço para a realização de negócios na área. Tive a o oportunidade de participar da Feira de Música de Brasília, em abril do ano passado. O objetivo não é alterado de um lugar para outro. São realizadas palestras, workshops, conferências, exposições e shows. A feira tem como principal objetivo fomentar estratégias para o desenvolvimento do mercado da música.

Em Fortaleza, as inscrições para a 6ª Feira da Música devem ser realizadas até o dia 31 de maio e podem ser feitas através do site www.feiramusica.com.br. Formulários de inscrições podem ser encontrados também na Secretaria de Estado da Cultura (Rua Portugal – Praia Grande). A organização oferecerá aos artistas selecionados, hospedagem, alimentação e transporte local gratuitos.

Os interessados devem enviar para a produção do evento a ficha de inscrição, CD demo com no mínimo três músicas, ficha técnica, release e fotografia em alta resolução. A divulgação do resultado está prevista para o dia 6 de junho.

A maior parte da programação do evento é realizada no Sebrae, da capital cearense, onde acontecem palestras, seminários e negócios. Na praça do Poço da Draga, na Praia de Iracema, são realizados os shows gratuitos. Já no Centro Dragão do Mar acontecem as apresentações de música instrumental.

Do Maranhão, já participaram da feira, o Tambor-de-Crioula do Mestre Felipe, Cacuriá de Dona Teté, Boi Pirilampo, Big Show Band, Chiquinho França, LL3, Roberto Ricci, a dupla Carol e Ana Teresa, Flávia Bittencourt e o grupo T.A. Calibre 1.

Realizado pela Associação dos Produtores de Discos do Ceará (Prodisc), o evento conquistou uma dimensão internacional, em 2004, quando passou a homenagear um país diferente a cada ano. Já foram realizados a Feira na Alemanha, França e Cabo Verde.

Um dos eventos realizados na programação da feira é o Encontro Nacional da Música, que reúne coordenadores dos fóruns de música de vários estados do Brasil. A idéia é elaborar ações que possam ser aplicadas nas políticas culturais de cada estado. O cantor e compositor Josias Sobrinho (foto) poderá ser o representante maranhense no encontro.

Diante de grupos e artistas que já participaram da Feira e pelo potencial cultural existente no Maranhão, já é possível se pensar na realização de um evento dessa natureza pra bandas de cá…

Sem comentário para "Vitrine"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS