Guarnicê

2comentários

A superstição e o misticismo são as palavras de ordem quando a Sexta-Feira é 13. Pois bem, hoje é dia de exorcizar o baixo astral, o pessimismo e todos os males que tentam incomodar o nosso dia-a-dia. E já que estamos na Sexta 13 o momento é de fazer uma promessa para os santos protetores do bumba-meu-boi e do tambor de crioula para que consigam o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
Seria fazer justiça a essas manifestações afro-brasileiras símbolos da riqueza, peculiaridade, preservação e costumes do autêntico povo brasileiro.

A idéia de transformar o bumba-meu-boi em patrimônio nacional começa a mostrar avanços significativos nesta sexta-feira, com a assinatura do Protocolo de Intenções numa ação conjunta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Secretaria do Estado da Cultura e Fundação Municipal de Cultura.

A primeira etapa do projeto terá início ainda este ano com a realização de pesquisas e estudos sobre os diferentes sotaques da brincadeira que serão reunidos no Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) do Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão, realizado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular entre os anos de 2001 e 2002, tendo como pesquisadores os antropólogos Luciana Carvalho e Gustavo Pacheco.

Os resultados serão encaminhados ao Iphan de Brasília, que é responsável pela fundamentação do pedido de registro como bem imaterial.

Como parte do dossiê, a superintendência do Iphan no Maranhão também está responsável pelo registro fotográfico e a produção de um documentário sobre o bumba-meu-boi, cujas filmagens serão concluídas até o segundo semestre deste ano.

As pesquisas serão realizadas por professores e estudantes que integram o grupo de pesquisa de religião e folclore da UFMA, técnicos do Iphan e pesquisadores da Comissão Maranhense de Folclore.

Antes da assinatura do protocolo, a comissão realizou, no mês de março, quatro reuniões que contou com a presença de representantes de grupos de bumba-meu-boi dos sotaques de matraca, zabumba, orquestra, pandeirão e costa de mão. O objetivo foi apresentar a proposta aos representantes que indicaram apenas um representante de cada sotaque para compor a comissão responsável pelo encaminhamento do pedido.

Durante as reuniões foram coletadas assinaturas num Livro de Adesão, no qual os assinantes solicitam o registro ao Iphan.

Tambor de Crioula

Antes do bumba-meu-boi, a comissão solicitou outro pedido de patrimônio imaterial o do tambor de crioula. O trabalho de pesquisa durou três anos e a previsão é que o resultado seja divulgado em julho deste ano.

O registro de bens culturais como patrimônio imaterial do país foi instituído a partir do decreto número 355, de 4 de agosto de 2000 que prevê o registro de bens culturais de natureza imaterial como patrimônio cultural brasileiro. Até agora 12 manifestações culturais brasileiras foram registradas, a exemplo do Círio de Nazaré (PA), Jongo (RJ), Acarajé (BA) e, mais recentemente, o frevo pernambucano. (Jornal O Estado do Maranhão – 13/04/2006)

2 comentários para "Guarnicê"


  1. Anônimo

    Salve Pedrinho!!! a festa salve JORGE foi um susesso!!
    Eu e o Dj Cyro comandamos a noite com muito batuque.
    Esse foi o grande astral que a ilha do amor, minha querida São Luís juntamente com meus novos amigos queridos, que foram os grandes responsaveis!!! SALVE JORGE! SALVE PEDRO!
    SALVE MARCIA! SALVE SALVE SALVE!!!!!

  2. Anônimo

    Pedro,
    Muito interessante seu blog!
    gostei muito!
    Sucesso pra você

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS