Recital para popularização da música erudita

2comentários

As férias de julho se aproximam e nada melhor que saudá-las com música. Para quem gosta de clássico a boa é curtir no dia 10 de julho, no Teatro Artur Azevedo, Camerata Vale Música, que está percorrendo o Brasil com espetáculos em celebração de 120 anos do músico e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos.

O concerto faz parte de um projeto da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) pela popularização e valorização da música erudita.

A Camerata se apresentou no último dia 2, em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante a atuação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que já esteve em São Luís. O evento foi organizado pela CVRD em apoio à inclusão da estátua do Cristo Redentor nas lista das novas Sete Maravilhas do Mundo.

A diversidade musical que tanto fascinou e influenciou o compositor Heitor Villa-Lobos também inspirou o espetáculo “Alma Brasileira”, que percorre sete cidades do país até o dia 6 de agosto.

A estréia aconteceu no último dia 30, em Vitória (ES). Idealizado e dirigido pelo pianista Marcelo Bratke, o concerto contou com participação da Camerata Vale Música, formada por alunos de projetos sócio-culturais oferecidos pela Fundação Vale do Rio Doce.

A Camerata se apresentou no último dia 2, em Copacabana, no Rio de Janeiro, durante a atuação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que já esteve em São Luís. O evento foi organizado pela CVRD em apoio à inclusão da estátua do Cristo Redentor nas lista das novas Sete Maravilhas do Mundo.

Marcelo Bratke conta que a idéia do espetáculo “Alma Brasileira” nasceu quando apresentou o concerto “Trilogia do Carnaval” no Carnegie Hall, em Nova York, no ano de 2004. No palco, cinco percussionistas da favela Jardim Miriam, de São Paulo, tocavam ao seu lado.

O projeto Alma Brasileira não se limitará às fronteiras nacionais. O pianista planeja levar a Camerata Vale Música ao Japão em 2008. “Faremos um programa intitulado ‘Entre dois mundos’, com obras de Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e dois compositores japoneses,” finaliza o pianista.

Agenda da Camerata Vale Música

30 de maio – Vitória (ES)
Theatro Carlos Gomes, 20h

2 de junho – Rio de Janeiro (RJ)
Praia de Copacabana, 19h30 – Abertura do concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira, regida por Kurt Masur

4 de junho – Belo Horizonte (MG)
Palácio das Artes, 20h

12 de junho – Aracaju (SE)
Teatro Tobias Barreto, 21h

5 de julho – Carajás (PA)
Teatro CVRD, 18h e 20h

7 de julho – Belém (PA)
Theatro da Paz, 20h

10 de julho – São Luís (MA)
Theatro Arthur Azevedo, 20h

6 de agosto – Rio de Janeiro (RJ)
Sala Cecília Meireles, 20h

2 comentários para "Recital para popularização da música erudita"


  1. Gardênia Holanda Maciel

    Eu nem preciso dizer que já tô lá né? Amo as Bachianas… sobretudo o Trenzinho do Caipira! Bjkssss

  2. Fabricio Marques

    Pois é, essa ideia de ir para o japão deu certo eles tocam agora no auditório ibirapuera(são paulo) do dia 18 a 20 de abril de 2008 e depois vão para o Japão.Desejo toda sorte do mundo pois eles merecem !

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS