César Roberto: desde 1957

3comentários



O cantor, compositor e radialista, César Roberto é a atração desta sexta-feira, 21, no Espaço Armazém (Praia Grande). No show, ele será acompanhado pela banda de pop/rock Fazenda Catanha, onde vai passear por composições da MPB, MPM, do Pop-rock e do Reggae.

Para César Roberto, a vocação para a música se manifestara desde criança. Iniciando os seus estudos no Centro Educacional do Maranhão (CEMA) já demonstrava seu lado musical durante as aulas de educação artística, nas horas de intervalo, aproveitando as sombras das belas mangueiras do CEMA, tendo em sua companhia um grupo de amigos da escola que apreciavam o seu trabalho e ao mesmo tempo serviam de platéia.

Nesse cenário César aproveitava para dublar vários cantores, como Jerry Adriane, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e outros.

Participou de festivais no Auditório Viriato Corrêa, na Escola Técnica do Maranhão, no Teatro Arthur Azevedo e no próprio CEMA.

Para quem tinha o sonho desde criança de ser cantor ou ator, César acabou usando a sua voz para outro fim: a locução, por não ter o domínio, na época de nenhum instrumento musical. Mesmo trabalhando com o rádio sempre esteve às voltas com a música.

Aos 16 anos, começou a trabalhar em rádios, onde mais uma vez o contato com a música era quase inevitável, sendo um dos pioneiros do rádio no Maranhão.

César Roberto, para quem não sabe foi o primeiro locutor da Mirante FM, entre 1981 e 1983. Trabalhou também na Rádio Difusora e na Rádio Educadora de São Luís Maranhão.
Alegrou os ouvintes com o Som das Praias, Discoteca Alucinante, Ultra Leve, Sucesso Mirante, Mirante Memória, entre outros.
Depois emprestou sua belíssima voz, no ano de 1986 para a Rádio Nacional em Brasília, sendo que fez alguns estágios em Rádios na Flórida (EUA).

Atualmente, César está nos microfones da Rádio Mirante FM comandando o Mirante Popular Maranhense (MPM), sendo um dos grandes aliados da cultura popular maranhense, percorrendo todas as vertentes musicais.

A vontade de aprender tocar violão era tanta, que César acabou por aprender tocar sozinho, na medida em que acompanhava os shows de Gilberto Gil, Moraes Moreira, Pepeu Gomes, entre outros.

Neste longo caminho percorrido, destaca-se a importância do Laborarte na consolidação desta belíssima carreira. Cesinha era um dos mascotes do laborarte, tendo nessa época a oportunidade de encontrar grandes parceiros. Foi em um desses encontros que junto com o cantor e compositor Ronald Pinheiro que começaram a compor jingles para rádio e TV.

César Roberto participou com destaque em vários festivais promovidos pela Fundação Maranhense de Televisão Educativa e Rede Globo Nordeste, Festival de Ilha Solteira (SP) em parceria com Djalma Chaves com a música “Santo Milagreiro”.

No ano de 1992, César teve a sua composição “Andarilho” defendida pelo cantor Djalma Chaves na semifinal do Canta Nordeste. Ainda participou da etapa regional do Canta Nordeste realizado na Praça Maria Aragão, juntamente com o seu então parceiro Dumar Bosa, defendendo a música de sua autoria “Te amo tanto que te Esqueço”.

Em Janeiro de 1999, César Roberto conseguiu realizar seu sonho, quando chegou a loja o seu 1°CD intitulado de César Roberto, contendo 9 canções com a direção do músico Chiquinho França, com a participação do renomado guitarrista brasileiro Toninho Horta. O CD fez sucesso de público e crítica, tendo como músicas de destaque a canção “Ponto G e Cidades Máquinas”.
Uma grande alegria: César é agraciado pela formação de seu Fã Clube intitulado a “César o que é de César”, tenho como presidente a Publicitária Safira Geovanna e vice-presidente a professora e Estrategista em Marketing Rosalvina Sousa.

No ano de 2000, César Roberto participa juntamente com a Banda Novo Milênio e as Brasileirinhas do Baile de Aleluia Brasil 500 anos realizado no Grêmio Lítero Recreativo Português, em comemoração aos 500 anos de Descobrimento do Brasil.
Posteriormente, teve suas músicas Boi da Boa Hora e Fonte da Inspiração inclusas no CD Toadas, uma coletânea de algumas canções juninas, junto com alguns cantores, como Chico Saldanha, Marco Cruz, Augusto Bastos, J.Jotha e Zé Lopes.

Em 2002 César Roberto tem a honra de participar com destaque no Festival de Música Internacional de São Luís abrindo o show de Chico César e Ed Motta, com a participação de outros cantores maranhenses, como Chico Saldanha, Fátima Passarinho, entre outros.

Também já participou do espetáculo “Pink França Floyd” a convite do guitarrista Chiquinho França.

César Roberto lançou no ano de 2006 no Maranhão Vale Festejar o seu 2° CD intitulado “César Roberto-Desde 1957”, apresentando 12 canções, sob a direção de produção de Sérgio Habibe e arranjos de Arlindo Pipiu, Gérson da Conceição, Pepê Júnior e Chiquinho França, com a participação especial da banda Mano Bantu no reggae “Soul Black”, parceria de César Roberto e Gérson da Conceição.

Este recente trabalho apresenta uma coletânea, reunindo grandes sucessos de sua carreira, como Ponto G, Voa Pensamento, músicas inéditas como Inverno Azul, Soul Black e regravou canções de alguns parceiros, como Índia Bailarina de Chiquinho França.

Com toda essa vasta experiência percorrendo diversos lugares, como Codó, Caxias, Rosário, Imperatriz, entre outros locais e até em outras capitais, César já se apresentou ao lado de muitos cantores, como Mano Borges, Beto Pereira, Smith Júnior, Antônio Vieira, Ronald Pinheiro, Cecília Leite, Cláudio Pinheiro, entre outros.

Participou na produção do Grupo Som do Mará e integrou recentemente o Grupo Oficina da Música, com o objetivo de promover a arte produzida em nosso estado.

Todo esse talento e sucesso já fora reconhecido e valorizado, quando diversos artistas já gravaram composições de César Roberto, tais como Rosaura Muniz (PE), Carlinhos Travelli (GO), Boi de Morros, Rodrigo Caracas, Tutuca, Djalma Chaves, Carol e Ana Tereza, entre outros. Essa é a história musical de César Roberto.

3 comentários para "César Roberto: desde 1957"


  1. Anônimo

    Oi Pedro Sobrinho.
    Aproveito a oportunidade para agradecer pela divulgação do show Pedra de Cantaria de César Roberto e também pela publicação do release de Cesinha.É uma honra ler um release escrito por mim no blog de um dos melhores profissionais do Sistema Mirante.Valeu!
    Que Deus continue derramendo sobre vc muitas bençãos.Sucesso sempre.Bjs

  2. michael

    é uma grande figura, com certeza…..abraços…..

  3. Anônimo

    Ah…Esqueci de colocar no comentáro que já foi postado:seria uma honra poder lê no final do texto no seu blog:esse texto é uma colaboração da Publicitária Safira Geovanna?Já pensou?Olha só.
    Beijos querido.Fique com Deus sempre.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS