Marcelo D2 faz barulho em livro

0comentário

De tanto fazer barulho com a música o carioca Marcelo D2 virou livro, que será lançado neste sábado, 22, às 19h30, pela Ediouro na Bienal do Livro do Rio de Janeiro. “Vamos fazer barulho”, do jornalista e organizador do festival Humaitá Pra Peixe, Bruno Levinson, foi construído diante de um estalo do escritor ao ouvir pela primeira vez o disco “À Procura da Batida Perfeita”, de D2.

Bruno chegou a conclusão de que estava diante de um artista digno de ser homenageado com suas “memórias contemporâneas”. Assim nasceu o livro, que não é definido como uma biografia, mas sim uma radiografia. A obra tem início com uma entrevista com o músico e, a seguir, com familiares, pessoas do meio musical, críticos, jornalistas e até o desembargador Siro Darlan, que perseguiu D2 na época do Planet Hemp e hoje rasga elogios ao seu trabalho.

“‘Memórias contemporâneas’ é um termo que o [poeta] Chacal usa e eu achei muito bom”, diz Levinson. “É muito importante que a gente também registre o trabalho de quem está aqui e agora. Não só esperar a pessoa ficar velha ou morrer para merecer uma reflexão sobre o seu trabalho.”

O Brasil, segundo o autor, tem pouca tradição de livros sobre música. “Nossa literatura musical não é tão forte quanto lá fora. O Bob Dylan tem inúmeras biografias”, diz. “Não há pretensão de fazer uma biografia definitiva do Marcelo D2. A idéia é fazer uma radiografia, como se fosse uma foto do interior dele nesse momento.”

Ele conta que ficou “chocado” com “À procura da batida perfeita”. “É um álbum clássico da música brasileira. Coloco na mesma prateleira do ‘Chega de saudade’, do João Gilberto”, diz. “Daqui a 20 ou 30 anos vão falar desse disco como uma obra importante. Quando ouvi, foi um estalo: queria que as pessoas conhecessem o que está por trás do trabalho do Marcelo.”

“Vamos Fazer Barulho” não é nada definitivo, é apenas um retrato. O que Marcelo D2 vai fazer daqui pra frente pode render, quem sabe, um outro livro.” (Fonte: G1)

Sem comentário para "Marcelo D2 faz barulho em livro"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS