São Luís vai respirar literatura durante dez dias

9comentários

São Luís resolveu seguir o pensamento do escritor Monteiro Lobato: “Um País se faz com homens e livros”. Assim será a 1ª Feira do Livro de São Luís, entre os dias 18 e 27 de outubro, em vários pólos da capital maranhense. O evento terá a participação de escritores nacionais e locais, exposição e venda de livros, participação de mais de 300 editoras, palestras, oficinas, seminários, minicursos e espetáculos, além de programações específicas para crianças e professores.

Entre os escritores convidados para a feira, estão Thiago de Mello, Afonso Romano de Sant´Anna, Ana Miranda, Moacir Scliar, Nélida Piñon, Adriano Duarte Rodrigues, Bartolomeu Campos Queirós, Ignácio Loyola Brandão e Ariano Suassuna. Eles participarão do Salão do Escritor, que funcionará a partir do dia 19, às 19hs, no Auditório Josué Montello (praça Maria Aragão), destacando sempre uma personalidade da literatura nacional.

A prata da casa também será exaltada e os maranhenses Ceres Costa Fernandes, Laura Amélia Damous, Sebastião Duarte, Sônia Almeida, Paulo Melo Sousa, Alberico Carneiro, entre outros, participarão de um café literário que acorrerá na praça Maria Aragão.

Tendo como conceito Mirantes de São Luís: A Leitura do Mundo e como tema para este ano São Luís Abre as Janelas, o evento terá como patrono em 2007 o escritor Josué Montello. Um passo importante a ser dado e que a Feira de Livros tenha vida longa. O Maranhão precisa ler mais.

9 comentários para "São Luís vai respirar literatura durante dez dias"


  1. José Jorge

    Pedro.
    Venho contribuindo para que o seu blog tenha ultrapassado a marca dos 20 mil acessos…, afinal, sou leitor assíduo.
    Parabéns.
    São Luís ficará honrada com a presença do Ariano Suassuna, que presumo eu, a esta altura do cmpeonato já teve ter partido de Recife para cá em algum ITA do Norte….
    Vc sabe em que local e qual dia ele fará sua participação?
    Abçs.
    JJorge

  2. Patricia

    E que tenha vida longa mesmo…precisamos fugir da “mesmice” que reina na cidade, tomara que eventos desse porte não deixem de acontecer em SLZ, são atitudes sempre louvaveis.

  3. Anônimo

    Interessante foi a inclusão do nome do escritor paraibano e radicado no Recife Ariano Suassuna como mais um visitante no meio dos demais.
    Assim é a arte, a cultura, a poesia, a literatura, a história real dos povos, ou seja, não há hierarquização para os saberes poéticos, sobretudo quando são verdadeiramente libertários.
    Não tenho a menor dúvida que a participação de Ariano, em muito lustrará o evento.
    Como pernambucano, mais preciamente Recife, aliás nordestino e acima de tudo Brasileiro, registro as boas vindas de Ariano a esta terra que, nos braços de sua história também produz verdadeiros artistas, ainda que esquecidos pelas manipulações midíaticas dos efetiso mercadalógico inerentes à nova forma de vulgarizar a cultura, lançando-a no rol da indústria cultural.
    Que venham os Arianos desse país afora e tragam seus talentos,amore à causa e fiéis às sensibiidades humanas tão massificadas neste tempos ditos hodiernos.
    Sebastião Uchôa – São Luís/Recife-Pernambuco.

  4. Anônimo

    Bom, achei muito legal e fiquei anciosa para ir la tb. Gosto muito de ler… Vim de Brasília, onde todos os anos tem feira do livro, é muito bom mesmo isso acontecer aqui… Com certeza irei, ainda mais que vai ter a presença desse escritor maravilhoso.
    Parabéns pelo seu Blog….

    Abraços

    Gal

  5. Anônimo

    Poderia dizer quem está organizando o evento e porque o fizeram na surdina? Apenas para dar destaque à panelinha da mesmice local?

  6. Daniela Vieira Bacelar

    Olá Pedro, quem está organizando? Onde encontrar mais informações? Assusta que um evento tão importante e de grande porte seja anunciado tão em cima da hora. Ou é a divulgação que está chegando em cima da hora?

  7. Pedro Sobrinho

    Essas informações chegam ao meu conhecimento sempre por intermédio da minha curiosidade pela notícia. Os órgãos oficiais e patrocinadores de eventos dessa natureza esquecem sempre esquecem que existo como jornalista. Como sou um investigador corro atrás da informação para alimentar o Blog. É um evento da Prefeitura de São Luís, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. Comungo com o evento e desejo que vire a nossa Bienal do Livro, pois o Maranhão precisa ler mais !!!!

  8. Anônimo

    Olá Pedro e demias leitores deste Blog, o lançamento da 1ª Feira do Livro de São Luís foi realizado pelo prefeito Tadeu Palácio no dia 6 de agosto, no auditório do Memorial Maria Aragão, e noticiado pela mídia impressa e eletrônica. Eu, por exemplo, tomei conhecimento através de folders que se encontram afixados nos murais da UFMA. Também foi noticiado no jornal JM TV Mirante, no dia 07/08/07. Sendo assim, é estranho que o Pedro não tenha tomado conhecimento a tempo. Porém, o que importa é que agora que todos sabemos e poderemos nos deliciar com um evento cultural desta natureza.
    Parabéns aos organizadores e aos governantes pela iniciativa.

  9. Anônimo

    Pedrinho,espero que vc tenha recebido o cd e bons “Sonhos”,abracao do seu mano.Nosly

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS