É hora de acordar pra realidade !

0comentário

Acordei com um texto de Arnaldo Jabor na cabeça, onde em um dos trechos, ele pergunta: – Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.

– Fazer piadinha com as imundÍcIes que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada. Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ou um crime de repercussão, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo, ou então acha que a violência é um problema dos outros -.

Peguei carona nas frases de Jabor para manifestar-me sobre a quantas anda a humanidade e as tecnologias inventadas por ela. Ao assistir a TV, ainda é a mídia de maior popularidade e acessIbilidade, fiquei estarrecido com a Novela, a Minissérie ou Caso Especial Isabella, a bela e sorridente menina de 6 anos, que foi asfixiada em um condomínio de luxo em São Paulo. ‘A máquina de fazer doido’ teve durante um mês e poucos dias como cena diária o crime como se tivéssemos assistindo a um ‘reality show’. A Polícia e a Perícia Técnica trabalharam com eficiência, mas até hoje não se sabe quem matou Isabella ? Eu não fui. Você também não. Será que existe uma terceira pessoa ?

Peritos, criminalistas, juristas, psicólogos, sociólogos, entre outros entendidos no assunto, diariamente estavam na TV, discutindo e estudando o assunto, que com o passar do tempo esgotou a todos os televisivos desse imenso e continental Brasil. Como o papel das mídias é gerar notícia, logo em seguida, veio o escândalo envolvendo o craque e fenômeno Ronaldo. Em passagem pelo Rio para tratamento de saúde, resolveu assistir a um jogo entre Flamengo e Botafogo, no Maracanã, e de lá dar uma esticada até a Barra da Tijuca para fazer um programa sexual que acabou lhe custando caro. A possibilidade de envolvimento do atleta com travestis em um motel carioca o fez virar uma celebridade em decadência. O Ronaldo de centenas de gols, da seleção Brasileira e do Milan da Itália, dos contratos milionários com a TIM e a Nike, das estonteantes namoradas diversas, pode ter trocado a mulher melancia, do Creu, por três cachos de bananas.

Mas, deixando a brincadeira de lado, já que o assunto é sério, e me posicionando como um telespectador que não está apenas interessado com as notícias do Jornal Nacional, da Band e de outras grandes redes “brazucas”, procuro vivenciar o dia-a-dia da cidade. Ao assistir a edição desta segunda-feira (5) ao programa Bandeira II, em uma emissora de TV local, fiquei assustado com uma cena deprimente. Dois adolescentes, moradores do bairro da Liberdade, desprovidos de qualquer tipo de assistência que os deixaram alienados, aculturados. Eles trocavam ameaças de morte dentro de uma delegacia e aos olhos de policiais, jornalista e telespectadores. Um dizia ao outro, “eu irei te matar na hora em que tiver oportunidade”. O desafio, o duelo, era encarado com naturalidade. Euzinho (aqui) presenciava aquela cena e analisava como um total desprezo a vida, imaginava o retrato de um Governo omisso, da ausência de uma verdadeira polícia cidadã, da impunidade e de uma sociedade que está doente e propensa a um desequilíbrio vitalício.

Num país onde todos têm direitos, mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Democracia isso? Pense ! O famoso jeitinho brasileiro.

Para finalizar tiro minha conclusão: O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar . Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse texto, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, procurando o caminho de valores culturais verdadeiros que nos fazem pensar e agir no coletivo.

Aí sim, pensemos como Jabor, pois teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta. Afinal aqui não tem Terremoto, Tsunami, nem furacão. Temos petróleo, álcool, biodiesel, agricultura fértil, mistura étnica e múltiplas culturas, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Deus ainda é brasileiro !

Sem comentário para "É hora de acordar pra realidade !"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS