Gogol Bordello: mistura divertida e eletrizante

0comentário

“Punk cigano”. Assim se define a mistura sonora que caracteriza a Gogol Bordello. A banda reúne uma trupe de músicos e artistas das mais diferentes geografias do planeta pregando alegria e diversão incontrolada e eletrizante. Gogol Bordello é uma das sensações do TIM Festival 2008, que acontece entre os dias 21 e 26, em São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória (ES).

O nome Gogol Bordello é uma espécie de referência ao escritor ucraniano Nokolai Gogol, que levou a cultura do seu país para a Rússia, tornando-se um dos mais importantes pensadores do século XIX. Já “bordello” é uma expressão que significa bordel. Levar a cultura dos povos ciganos e do leste europeu para o resto do mundo é o que deseja o também ucraniano Eugene Hütz, que reuniu em Nova York no final dos anos 90 a trupe que formaria a Gogol Bordello. Hoje a variada formação da Gogol Bordello conta com o ucraniano Eugene Hütz (voz, violão e percussão), os russos Sergey Ryabtsev (violino e vocais) e Yuri Lemeshev (acordeon, vocais), o israelense Oren Kaplan (guitarra e vocais), o etíope Thomas Gobena (baixo e vocais), o americano Eliot Ferguson (bateria e vocais), a tailandesa-americana Pamela Jintana Racine e a sino-escocêsa Elizabeth Sun (percussão, vocais e dança).

Com seu quarto disco, ‘Super Taranta!’, a banda atraiu a atenção da crítica e do público, fazendo com que suas músicas e vídeos estourassem na Internet. O clipe de ‘Start Wearing Purple’, um dos maiores sucessos da banda, já alcançou quase dois milhões de reproduções. Além disso, apresentações em festivais de importância internacional, como Lollapalooza e Leeds, aumentaram a fama do grupo devido às suas performances eletrizantes e incomuns.

Quem também deu uma ajudinha para a Gogol Bordello foi a popstar Madonna, que convidou o vocalista Eugene Hütz e o violinista Sergey Ryabtsev para uma participação especial no seu show no festival beneficente Live Earth, em julho do ano passado. A relação da estrela com a banda cigana não parou por aí. Eugene Hütz, que já havia atuado no filme ‘Uma Vida Iluminada’, foi convidado pela cantora para protagonizar o curta-metragem que marcou sua estréia na direção, chamado ‘Filth and Wisdom’. 

O filme estreou no Festival de Berlim de 2008 e contou com três músicas da Gogol Bordello na trilha sonora, além de uma aparição da banda inteira. Eugene Hütz declarou recentemente à imprensa que iria voltar a fazer uma participação especial no show da Madonna, dessa vez na apresentação que acontecerá em São Paulo no final do ano, porém até agora nada foi confirmado.Eugene Hutz também visitou o carnaval pernambucano de 2008, onde fez aparição durante performance do DJ sergiupano Dolores, no Marco Zero.

Sem comentário para "Gogol Bordello: mistura divertida e eletrizante"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS