Panis Et Circenses…

0comentário

Amanheci no sábado ensolarado e de bem com a vida curtindo em minha vitrola a antológica canção “Panis Et Circenses”, com Mutantes, e lembrando que essa canção também representa um símbolo no inquietante movimento da Tropicália, criado por uma gama de artistas insatisfeitos com o ‘status quo’  dos anos 70.  Assim como “Panis Et Circenses”,  o Tropicalismo é atemporal e político com P maiúsculo.

É chegada a hora de ir às urnas para escolher o futuro prefeito de São Luís. Eleição é uma atitude de civismo no Brasil, mas a forma como é conduzida uma campanha eleitoral  sempre nos  remete ao passado. Na Roma da Antigüidade, fora criada a máxima, “Panis Et Circenses”, ou “Pão e Circo”. Ideologicamente, é o alimento e a diversão dados aos povo para mantê-los submisso. Em pleno século XXI, a estratégia continua sendo utilizada no domínio das grandes massas, onipresente no processo de informação, educação e formação da nossa sociedade.

Ufa ! acabada mais uma campanha político-partidária no Brasil. Desta vez, o eleitor teve que escolher os prefeitos e vereadores dos municípios. Em algumas capitais, como exemplo a nossa São Luís,  tiveram que acontecer dois turnos. Ah, quanto pesadelo. Foram vários dias tendo que aguentar o horário político no rádio e na TV. E o pior presenciar alguns candidatos bizarros, mentirosos, analfabetos funcionais, falsos profetas, enfim de toda a natureza. Não podemos esquecer que no meio de toda essa encenação tiveram os gastos com santinhos, bandeiraços, buzinaços, carreatas, trios elétricos com ‘jingles’ massantes e feitos para constatar que ‘somos um povo marcado, povo feliz’. Será que é justo acompanhar a tudo isto, sem argumentar nada ? 

Tenho certeza de que eu e outras milhares de pessoas nos sentimos incomodados, não com a eleição em si. Mas o que causou e causa durante o período eleitoral no País é perceber que a festa cívica vira um grande festejo, que nos remete a Roma da Antigüidade. Ao povo se fornece pão, para saciar a fome, e muita festa para celebrar a mente. A onda humana, por conseguinte, dificilmente se manifesta contra a atitudes rídiculas muita das vezes imposta a ela, uma vez que se sente alimentada tanto física quanto mentalmente.

A antiga expressão latina, até hoje utilizada, e inclusive musicada por Caetano e Gil, diz que se o povo tiver pão e circo (panis et circenses) tudo estará bem. Não importa se a vida política, religiosa, ética estão capengas, claudicantes… desde que haja um pouco de alimento e riso tudo estará bem.

Faz-se necessário hoje, mais do que nunca, valorizarmos nossa cidadania e buscar defender nossos direitos como cidadãos. Não devemos deixar que nos roubem a oportunidade de escolha que possuímos como direito. Não podemos contribuir para que a cultura venal se fortaleça, mas ,sim, devemos evitá-la e combatê-la. Portanto, todos em defesa de uma ampla Reforma Política e Educacional urgente no Brasil. !!!

Sem comentário para "Panis Et Circenses…"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS