Dois Cordões

1comentário

A compositora, percussionista e cantora pernambucana Alessandra Leão (ex-Comadre Florzinha) lança, a partir de 1º de outubro, Dois Cordões, seu segundo CD solo, em uma turnê por quatro capitais do Nordeste: São Luis (1º), Fortaleza, 2, Salvador, 6, e Recife, 7. O projeto foi selecionado no Programa Petrobras Cultural, e tem patrocínio da Petrobras, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em São Luís, o show de Alessandra Leão será nesta quinta, a partir das 21h, no Circo Cultural Nelson Brito (ao lado do Terminal da Praia Grande).

Um dos principais objetivos de Alessandra é com a democratização ao acesso aos bens culturais; portanto, as apresentações terão ingressos gratuitos ou com preços populares e ainda serão enviados gratuitamente quatrocentas (400) cópias do CD à: Pontos de Cultura e grupos de música tradicional (PE, MA, CE e BA), escolas da rede pública de ensino (PE), bibliotecas, fonotecas, escolas de música e rádios comunitárias de
diversos Estados do Brasil. Para comercialização, Dois Cordões ganhou duas embalagens: Digipack (com encarte de luxo) e envelope (que poderá ser vendido nos shows a um preço menor).

Ainda dentro da proposta de facilitar o acesso do público aos frutos desse projeto, todas as faixas receberam licença da Creative Commons (www.creativecommons.org.br) e as partituras estarão disponíveis no site da artista (www.alessandraleao.com e www.myspace.com/alessandraleao) e no Overmundo (www.overmundo.com.br).

Álbum

Em meio à recente explosão de jovens cantoras cool, urbanas, muitas delas centradas no samba carioca, três anos atrás saltou aos ouvidos de alguns privilegiados o disco de estréia da pernambucana Alessandra Leão, Brinquedo de Tambor.

Ao invés de polimento, suavidade ou as sonoridades mais hype, o CD da ex-integrante do Comadre Fulozinha gritava sua aspereza, revelando também uma surpreendente compositora, com um raro frescor no manejo da música tradicional do litoral e Zona da Mata nordestina. O paralelo mais imediato para situar as referências seria o amigo Siba e sua Fuloresta do Samba, que também escondem por trás de sonoridades ancestrais uma radical atualidade.

Mas o disco de estréia, ainda que farto em contrapontos e usando algumas guitarras, ainda era um tanto reverente às tradições de que se apropriava. Pois neste novo CD – Dois Cordões, a coisa amadureceu como se décadas, e não anos, houvessem passado.

Nele, a idéia de arranjo e sonoridade (obra do produtor/arranjador/instrumentista Caçapa) é inseparável do resultado final: uma combinação 100% inédita dos timbres de três guitarras elétricas (de 6, 7 e 12 cordas), em camas quase nunca harmônicas, mas sim complexamente polifônicas. Tecidos sonoros que devem tributo tanto aos estudos eruditos europeus de contraponto e fuga quanto a escuta atenta dos mestres da música africana, igualmente polifônica e não-harmônica. O repertório é composto por músicas dos dois discos de Alessandra Dois Cordões e Brinquedo de Tambor.

Show

Para o lançamento de Dois Cordões foi preparado um show dançante e festivo, mas também igualmente contemplativo, podendo ser apresentado tanto em espaços fechados como teatros, quanto em palcos de rua.

O repertório é composto por músicas dos dois discos de Alessandra Dois Cordões e Brinquedo de Tambor. Para essas apresentações, foram convidados os músicos já que acompanham a artista em shows e gravações desde 2006: Caçapa (arranjos, produção e direção musical e guitarra de 12 cordas), o parceiro Juliano Holanda (guitarra de 6 cordas), Rodrigo Samico (guitarra de 7 cordas), Guga Santos (ilú yan, o mais grave),
Carlos Amarelo (ilú melê-ankó – timbre médio) e Homero Basílio (ilú melê – de timbre agudo), além de Alessandra no pandeiro e caxixis.

Fonte: Assessoria

1 comentário para "Dois Cordões"


  1. Dayani Pereira

    O CD Brinquedo de Tambor chegou às minhas mãos no começo deste ano. Fiquei impressionada com a Alessandra Leão, prinicipalmente, porque ela assina a maioria das músicas. E sua voz?! Que maravilha. Esse show eu não perco por nada.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS