Samba Gringo

1comentário

“Tá legal, Tá legal, eu aceito o argumento. Mas não me altere o samba tanto assim. Olha que a rapaziada está sentindo a falta. De um cavaco, de um pandeiro ou de um tamborim. Sem preconceito ou mania de passado. Sem querer ficar do lado de quem não quer navegar”.  Oh, Paulinho da Viola, se for para navegar em outras praias, o samba não está nem aí, pois é bom que se diga. Ele não morreu, nem morrerá. Não está perdido, nem perdeu a essência. Apenas ganha aliados, seja flertando com o rock, com hip hop, com o sampler do DJ, a gaita, a guitarra, a rabeca ou o violino. Desde que o samba é samba, ninguém vai conseguir entristecê-lo com qualquer que seja a reinvenção.

E seguindo a tradição do samba e ao mesmo na contramão de qualquer argumento, a boa é experimentar as inúmeras possibilidades da música. E São Luís terá o privilégio mais uma vez de assistir ao show do violinista Nicolas Krassic, acompanhado desta vez de um trio que adotou como família musical. Além de Krassik, o grupo é composto de Alfredo Del Penho (voz/cavaquinho), Nando Duarte (violão) e João Hermeto (percussão). Mesmo tendo o samba como elemento primordial no repertório, Nicolas traz ainda ba bagagem musical o xote, xaxado, entre outras nuances da musicalidade brasileira.

O show, que tem a assinatura de Mario Moraes, ocorrerá no dia 2 de outubro, sexta-feira, no Da Gema, na Ponta do Farol. O DJ Franklin fará à base com seu ‘setlist’. No dia seguinte, o show será no Espaço Armazém (Praia Grande). O Espinha de Bacalhau e o Argumento também participam da festa do samba.

Trajetória

O violinista Nicolas Krassik, 39 anos, radicado no Brasil, descobriu a música brasileira em eventos realizados em Paris. Chegando ao Rio de Janeiro, em setembro de 2001, teve imediato contato com o Samba, o Choro, o Forró, no bairro da Lapa, tocando com grandes artistas brasileiros.

Foi a sua forte e natural identificação com a cultura brasileira que fez com que Nicolas decidisse ficar no Brasil. Ele já tocou com artistas consagrados como: Yamandú Costa, João Bosco, Zé da Velha, Silvério Pontes. Krassik participou do Cd “Nome Sagrado”e DVD “A madrinha do Samba” da cantora Beth Carvalho, CD de Argemiro Patrocínio, da Velha Guarda da Portela produzido por Marisa, Monte e Paulão ‘7 cordas’, no CD “Café Brasil II” do grupo Época de Ouro e nos Cds da Marisa Monte “Infinito particular” e “Universo ao meu redor”. Como artista solo já lançou os CDs “Na Lapa”, “Caçuá” e “Nicolas Krassik e Cordestinos’, dedicado à Música Nordestina.

Nicolas Krassik é formado em música erudita pelo Conservatoire National de Region d’Aubervilliers-la Courneuve, e em Jazz pelo C.I.M. (Centre de Fomation Musicale de Paris).

1 comentário para "Samba Gringo"


  1. Manu

    “Desde que o samba é samba, ninguém vai conseguir entristecê-lo com qualquer que seja a reinvenção.” Adorei, tenho certeza que vai ser uma apresentação digna de aplausos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS