Lendas e Verdades

0comentário

Muita gente não acreditava que o continente africano pudesse realizar uma Copa do Mundo. O medo, a desconfiança e o preconceito eram enormes por parte da imprensa, torcedores, turistas, gestores diretos e indiretos do evento.  Infelizmente,  ainda tem gente nessa Terra de meus Deus achando que a África é formatada apenas por safaris, desertos, selvas, zebras, elefantes, girafas, tigres, leões, tribos, conflitos internos de ordem política e social, entre outros bichos de pena. Lógico, que não se pode querer tapar o sol com a peneira e dizer que não existe um “que’ de verdade. Agora, se algumas coisas são realidade, porque elas fazem parte dos costumes de um povo. E não podemos esquecer que cultura se constrói com afeto e desafetos.

mandela

Mas, a grande verdade é que África do Sul, representando o continente, conseguiu promover uma das Copas mais populares, midiática, festiva e sem Apartheid’ dos últimos tempos. Ela foi feita de Jabulani, Jobulani, Vuvuzelas, Mick Jagger, Polvo Paul- o Profeta, Diego Maradona, Waka Waka, Shakira, Black Eyed Peas, Waving Flag de K’naam, Bafanas Bafanas, Príncipes e Princesas, Reis e Rainhas, de jogadores polêmicos ou não, bons ou ruins de bola, e de Nelson Mandela, um visionário, a razão maior dessa celebração esportiva na Mãe África. Ele foi o cara, hoje na casa dos 90, que fez uma revolução silenciosa expurgando oficialmente e de vez da Àfrica do Sul um câncer intitulado “Apartheid”, ou seja, “a tal Segregação Racial”, causadora de danos gravíssimos a história de um povo.

E se existiu a “Apartheid” virou uma lenda. A mais pura verdade é que a África do Sul ficou dominada pelo futebol durante trinta dias. E se existiu uma lenda dentro da competição foi acreditar que favoritos como Brasil, Inglaterra, Alemanha, Argentina e França iriam ganhar a Copa. A verdade prevaleceu com o ineditismo. Espanha e Holanda fizeram a decisão do mundial 2010 e quem levou a melhor foram os espanhóis, campeões pela primeira vez, deixando os holandeses com o gostinho amargo de eterno vice-campeão na competição.

espanha2010

A autêntica história nesses dias alegres nas cidades-sede sul-africanas, e que parecia uma lenda, se tornou uma grande verdade.  Tomara que o preconceito que existia antes da Copa do Mundo vire realmente uma lenda. Clique aqui

Sem comentário para "Lendas e Verdades"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS