VIB 2010

0comentário

Em São Luís, o festival Vídeo Ìndio Brasil 2010 (VIB) será realizado em pontos de cultura e espaços culturais. A abertura do evento será no sábado, dia 31, às 20h, no Cine Praia Grande – Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, atualmente o único cinema de São Luís.

O antropólogo, fotógrafo e professor Adalberto Rizzo, fará a palestra de abertura do evento, “Produção Imagética e Povos Indígenas no Brasil”. O cientista Social e Diretor do Centro de Pesquisa de Arqueologia e História Natural do Maranhão.

No dia 2, às 18h, João Damasceno Figueiredo falará sobre os temas de sua pesquisa “ “Imagens do Cotidiano e de Rituais Indígenas no Maranhão” e “Um Olhar sobre a Cultura e os Povos Indígenas no Maranhão” no Cineclube Laborarte, dia 5/8, às 19h.

O Ponto de Cultura Laborarte, por meio do cineclube Laborarte e o Ponto de Cultura Libertos na Noite, na Liberdade, também receberão a Mostra, que neste bairro será apresentado ao ar livre, na praça do Viva Liberdade e também na Praça Valdelino Cécio – Praia Grande, uma forma de dar mais visibilidade ao evento e de chegar às comunidades destes bairros.

A Coordenação da Mostra em São Luís programou uma mostra especial maranhense, intitulada” Heim- Heim”( Sim, em tupi-guarani),que apresentará produções locais, como “ A Festa do Cevero” – Rito de passagem da menina-moça do povo krepum Kateiê, de Itaipava de Grajaú, de Paulo do Vale e o longa-metragem “Carapirú – Serras da Desordem”, do italiano Andréa Tonacci,sobre a etnia awa-Avenida Afonso Pena, 5.420, sl. 28 – Chácara Cachoeira | Pátio Avenida CEP. 79.040-010 | Campo Grande (MS) | 67 – 3027.6331 www.videoindiobrasil.org.br | [email protected] guajá.

Haverá ainda durante a programação, palestras e apresentações de pesquisas científicas. Entre os temas propostos para discussão estão a questão Terras Indígenas (TI), Antropologia Audiovisua e Aculturação.

Uma seleção de fotografias dos fotógrafos Adalberto Rizzo, Augusto Nascimento, Diego Jonatan, João Damasceno, Rose Panã e Márcio Vasconcelos Márcio Vasconcelos, com a curadoria do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, será apresentada no CCOCF, além do acervo étnico-indígena do Centro.

O encerramento do evento será no sábado, dia 7/8,com uma festa e apresentação do grupo-étnico “Lajeiro”, que volta a tocar em São Luís, após dois anos no exterior e apresentará canções em francês, português e dialeto do Mali, utilizando uma harpa africana, o Kanalen´goni

Em São Luís o evento tem o apoio de: Cine Praia Grande ­ Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão, Ponto de Cultura Laborarte, Ponto de Cultura Libertos na Noite, Bar Odeon, Restaurante Cantinho da Estrela.

Histórico

O Vídeo Índio Brasil 2010 é patrocinado pelo Ministério da Cultura, Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e Secretaria do Audiovisual. O projeto nasceu de uma mostra cinematográfica do 4º Festival de Cinema de Campo Grande – FestCine Pantanal, em 2007, em uma realização do CineCultura.

No ano seguinte, o projeto tomou forma e as duas edições realizadas (2008 e 2009) contaram com o apoio do Ministério da Cultura, da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural e do Fundo Nacional de Cultura. O festival teve ainda apoio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Ministério do Turismo. Em 2008, três cidades participaram do Vídeo Índio Brasil: Campo Grande, Dourados e Corumbá. No ano de 2009, o projeto ampliou seu circuito de exibição para sete cidades de MS.

O objetivo do festival é fortalecer e divulgar a temática indígena no Brasil. “O Vídeo Índio Brasil tornou­se um dos principais programas referentes à difusão das culturas indígenas no país. Como o Brasil é signatário da Convenção Mundial da Diversidade Cultural, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estamos dando nossa contribuição”, resume o idealizador, e diretor do VIB, o produtor cultural Nilson Rodrigues.

Filmes vencedores de premiações nacionais e internacionais e recente produção audiovisual realizadas por índios e não índios, com temática indígena, serão exibidos simultaneamente em duas cidades maranhenses, São Luís e São João Batista e mais 109 cidades do Brasil.  Toda a programação terá entrada franca.

A terceira edição do Vídeo Índio Brasil (VIB) vai contemplar em 2010 cidades de todos os estados brasileiros. O festival ocorrerá de 31 de julho a 7 de agosto, quando serão exibidos filmes com temática indígena em mais de cem cidades, simultaneamente, SãoLuís foi escolhida para receber o festival este ano. Desde 2008, o VIB é realizado em Mato Grosso do Sul, estado com a segunda maior população indígena do país, tendo Campo Grande como cidade sede.

Sem comentário para "VIB 2010"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS