Arte & Cidadania

0comentário

Como vivem as pessoas que lidam com situações hostis em seu cotidiano, mas que conseguem modificá-las através do cinema, da música, da poesia e do teatro?  O pograma Starte, na Globonews, desta terça-feira, dia 7, mostrou de perto algumas iniciativas que apontam novos caminhos no Brasil.

Foi exibido o trabalho realizado em Heliópolis, a maior favela de São Paulo, onde uma orquestra criada pelo Instituto Bacarelli reúne mais de 500 crianças e jovens da comunidade para aulas de canto e de vários instrumentos.  Também foi apresentada a poesia do policial civil Beto Chaves, idealizador do projeto “Papo de Responsa”, que trabalha de forma preventiva promovendo o diálogo.

O programa mostrou o sargento Sidney Guedes, ator e diretor da Companhia de Teatro da Polícia Militar. E conheceu também o projeto “Carceragem Cidadã”, do delegado Orlando Zaccone, que promove seções de cinema entre os presos da Polinter, além do projeto “Ação Social pela Música”, que funciona dentro da Unidade de Polícia Pacificadora da Favela Santa Marta.

Nesta unidade, 90 jovens de várias comunidades aprendem a tocar violino, contrabaixo e violoncelo. Aprendem, sobretudo, a gostar de um repertório que aos poucos vai ganhando espaço e convivendo com o samba, o pagode e o funk.

Está constatado que a dureza da vida pode conviver com a delicadeza da arte. Tudo depende de oportunidade e da vontade fazer acontecer.

Sem comentário para "Arte & Cidadania"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS