Rumos 2011

0comentário

O Instituto Itaú Cultural lança hoje três editais de financiamento de projetos culturais em três áreas – artes visuais; educação, cultura e arte; e jornalismo cultural – pelo programa Rumos 2011. Ao completar 14 anos de criação no mapeamento de ações culturais, fomento e incentivo da produção de artistas, professores, estudantes e talentos da cena cultura brasileira de diversos estados, o instituto, que atua em 10 áreas diferentes, deve investir cerca de R$ 46 milhões este ano. Serão selecionados 80 projetos em todo o Brasil. Os editais estarão disponíveis a partir de amanhã, no site www.itaucultural.org.br/rumos.

Na área de jornalismo cultural, que tem inscrições abertas até 15 de julho em duas carteiras – professor e estudante de comunicação social -, o Maranhão se destaca como o estado com maior participação ao longo do programa. Foram quatro edições do edital e, em todas elas, o estado nordestino teve estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) selecionados. Um deles foi o jornalista, escritor e tradutor Reuben da Cunha Rocha, que participou da edição 2004 – 2005 e atualmente conclui o mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).

Arte e educação – Com o intuito de descobrir novos talentos nas artes plásticas em atuação no Brasil, o Instituto receberá até 29 de maio as propostas de artistas emergentes. A educação não formal, que envolva arte e cultura, é eixo do terceiro edital, que contemplará profissionais que estão trabalhando na área. Os projetos para o Programa “Educação, Cultura e Arte” devem ser enviados até o dia 30 de junho.

Durante entrevista coletiva realizada ontem, o superintendente do Itaú Cultural, Eduardo Saron, afirmou que o Rumos Itaú Cultural não busca apenas se preocupar com o resultado dos trabalhos, porém verificar todo o processo de criação. “Não estamos nos preocupando apenas com o que os contemplados pelo Rumos deixarão para sociedade – é claro que o legado é importante e é uma de nossas contrapartidas –, mas queremos fomentar, dar mais ênfase no processo. Queremos fazer com que os artistas possam produzir, com o nosso incentivo, aperfeiçoar e trabalhar uma arte voltada para o seu crescimento”, disse Saron.

O lançamento ocorre na semana em que o Instituto retoma as atividades do ano. Para esta semana, estão programados, além do lançamento, quatro shows. Entre eles está o da dupla maranhense Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões, que foram selecionados no programa Rumos Música. Os dois tocarão na sede do instituto na quinta-feira, às 20h.

Editais

• Artes Visuais

Inscrição até 29 de maio

• Educação, Cultura e Arte

Inscrições até 30 de junho

• Jornalismo Cultural

Inscrições até 15 de julho

Texto: André Lisboa/O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Rumos 2011"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS