Religiosidade

0comentário

Será apresentada à comunidade acadêmica e ao público em geral a segunda edição do Seminário de Pesquisa Religiões e Religiosidades com o tema Religião e Espaço Público. Este evento tem como objetivo criar um ambiente de debate sobre o fenômeno religioso e suas várias expressões em nossa sociedade.

Atualmente este assunto ganha cada vez mais destaque a nível mundial, indo contra a perspectiva racionalista de que as religiões seriam superadas com o passar do tempo. Tendo em vista o crescimento das experiências religiosas e sua influência no cotidiano, o Seminário de Pesquisa tem como proposta suprir uma carência de análises mais complexas sobre a configuração religiosa brasileira através de pesquisas nos campos da Antropologia, História e Sociologia desenvolvidas por pesquisadores dessas áreas.

Este evento foi pensado de maneira conjunta por pesquisadores do Grupo de Pesquisa História e Religião, coordenado pelo Prof. Dr. Lyndon de Araújo Santos, do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular pelo Prof. Dr. Sergio Ferretti, e do Grupo de Estudo Estado Cultura e Teoria Social coordenado pelo Prof. Dr. Gamaliel Carreiro.

O II Seminário de Pesquisa Religiões e Religiosidades no Maranhão contará com a presença do Prof. Dr. Marcelo Camurça do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. O professor convidado ministrará conferências sobre o tema Religião e Espaço Público e estará presente nas sessões de comunicações orais contribuindo para as pesquisas a serem apresentadas no evento.

As inscrições poderão ser feitas at´o dia  20/04/2011, no Centro de Ciências Humanas (CCH) na Sala de Apoio 2, ou nas Livrarias Paulinas (Centro – São Luís). A ficha de inscrição será disponibilizada no site http://www.gphstereligiao.blogspot.com/ e no link download acima e deverá preenchida e enviada para o e-mail: [email protected]

Sem comentário para "Religiosidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS