Maranhão na Tela

0comentário

Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual na capital maranhense, o festival de cinema Maranhão na Tela 2011, que é apresentado pela Eletrobras Furnas e patrocinado pela Vale, oferece ao público maranhense 1080 vagas gratuitas de capacitação na área de cinema.

As inscrições têm início nesta segunda-feira, 29, e se encerram na sexta-feira, dia 2, no Sebrae-MA do Centro (Praça Dom Pedro II), das 14 às 18h. As aulas serão ministradas durante o festival, que ocorrerá de 6 a 16 de setembro, no Centro de Criatividade Odylo Costa,filho. Programação imperdível para o mês de aniversário de 399 anos de São Luís, para quem pretende unir diversão e conhecimento.

Serão oferecidas para produção executiva (200) vagas; análise do filme (100);animação (100); curso de roteiro (30); curso de direção (30); oficina de vídeo de baixo orçamento(30); oficina de animação de bolso (60);oficina de fotografia (30); oficina de empreendedorismo cultural (100); oficina de empreendedorismo individual (100). Debates sobre o negro no cinema (100); cinema de animação (100) e distribuição independente (100). Para a animação de bolso, as vagas serão disponibilizadas para o público presente no festival.

Cursos

Produção Executiva  O curso tratará das diferentes formas de se viabilizar e gerir um projeto audiovisual. Apresentará as principais leis de incentivo e editais, além a abordar as principais questões relativas à gestão do projeto.

Professora: Clélia Bessa(produtora de Cinema e professora da PUC-Rio. Já produziu 10 longas-metragens, além de curtas, médias e séries de TV)

Carga Horária: 16 horas

Vagas: 200

Data: 10/09, sábado e 11/09, domingo

Horário: 10h30 às 18h30

Local: Teatro Alcione Nazareth

Análise do Filme O curso pretende aprofundar o olhar do público, fazendo uma análise dos principais filmes que serão exibidos no festival, com o objetivo de relacionar os principais aspectos da programação com a história do cinema brasileiro e mundial.

Professor: Tadeu Capistrano (professor Dr. da Escola de Belas Artes da UFRJ e da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, já fez a curadoria de diversos seminários e mostras de filmes)

Carga Horária: 20 Horas

Vagas: 100

Data: 12/09, segunda-feira à 16/09, sexta-feira

Horário: 15:00 às 19:00

Local: Cine Praia Grande

Animação: O curso abordará a história da animação e as suas principais técnicas.

Professor Alexandre Juruena (diretor e fundador do Anim!Arte, é professor de animação em escolas, universidades e oficinas itinerantes. Ministra aulas de stop motion, pixilation, animação 2D e animação experimental)

Carga Horária: 12 HORAS

Vagas: 100

Data: 08/09, quinta-feira à 10/09, sábado

Horário: 15h às 19h

Local: Cine Praia Grande

Curso Roteiro: A ideia da oficina é apresentar aos alunos o formato de roteiro e estrutura de projeto documental em suas mais variadas formas de formatação, seja numa obra para o cinema ou a televisão.

Professor: David França Mendes (diretor e roteirista de cinema e TV. Já escreveu roteiros para diversos longas-metragens, documentários e séries de TV. Foi diretor de criação da Mixer e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas)

Carga Horária: 12 HORAS

Vagas: 30

Data:13/09, terça-feira à 15/09, quinta-feira

Horário: 18:00 às 22:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Curso de Direção: A ideia da oficina é apresentar aos alunos as diferentes possibilidades de imprimir o olhar do diretor em um projeto documental para cinema ou televisão.

Professor: Luiz Antônio Pilar (diretor de novelas e minisséries da Rede Globo. Dirigiu “A Casa das Sete Mulheres”, “Brava Gente”, “O Sítio do Picapau Amarelo”, “Por Toda a Minha Vida” etc.)

Carga Horária: 12 horas

Vagas: 30

Data: 07/09, quarta-feira à 09/09, sexta-feira

Horário: 18:00 às 22:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficinas

Oficina de Vídeo de Baixo Orçamento A oficina pretende apresentar aos alunos as mais diversas possibilidades de produção com apenas uma câmera de celular. A idéia é trabalhar a questão da autoria, independente do suporte. Ao final será realizado um filme que será apresentado na sessão de encerramento do festival.

Professor: Christian Caselli (realizador audiovisual, fez direção, roteiro e edição de cerca de 30 clipes curtas de baixo orçamento)

Carga Horária 32 HORAS

Vagas: 30

Data: 07/09, quarta-feira à 09/09, sexta-feira e de 12/09, segunda-feira à 16/09, sexta-feira

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficina de Animação de Bolso A partir da técnica do stop motion, a oficina terá como tema o meio ambiente e a cultura maranhense, usando bonecos e elementos da natureza.

Para o público infantil

Professores ALEXANDRE JURUENA E GABRIELA HORTA (diretores e fundadores do Festival Anim!Arte, Festival Brasileiro Estudantil de Animação)

Carga Horária: 9 HORAS

Vagas: 60

Data: 8/09, quinta-feira à 10/09, sábado

Horário: 10:00 às 13:00

Local: Galeria do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficina de Fotografia: Noções técnicas para fotografia em vídeo.

Professor: Vicente Simão Júnior (diretor de cena e fotografia de filmes publicitários e documentários)

Carga Horária: 8 Horas

Vagas: 30

Data: 10/09, sábado e 11/09, domingo

Horário: 14:00 às 18:00

Local: Sala Multimídia do Centro Criativo Odylo Costa, filho

Oficina de Empreendedorismo Cultural: a oficina tem o objetivo de apresentar cases de sucesso em empreendedorismo cultural, além de estimular os participantes a também empreenderem seus projetos, abordando quais são os melhores caminhos para isso no Maranhão.

Professores: André Lobão, Hildenê Maia e Socorro Abreu (Sebrae-MA).

Carga Horária: 4 HORAS

Vagas: 100

Data: 7/09, quarta-feira e 8/09, quinta-feira

Horário: 16:00 às 18:00

Local: Teatro Alcione Nazareth

Oficina de Empreendedorismo Individual a oficina tem o objetivo apresentar as principais vantagens, para o produtor cultural, de se abrir uma empresa individual e as principais características da modalidade.

Professores: André Lobão, Hildenê Maia e Socorro Abreu (sebrae-MA)

Carga Horária: 2 horas

Vagas: 100

Data: 09/09, sexta-feira

Horário: 16h às 18h

Local: Teatro Alcione Nazareth

Troca de Idéias: Debates: 300 Vagas

Sem incrições

O Negro no Cinema o seminário vai trazer profissionais de diversas áreas para discutir as representações e arquétipos da participação do negro no cinema brasileiro, destacando seus ídolos, pensadores, diretores, atrizes e atores negros.

Participantes

Luiz Antonio Pilar, diretor

Sabrina Rosa, atriz e diretora

Carlos Benedito, professor UFMA

Isidoro Cruz Neto, professor NUCEPECARGA HORÁRIA: 4 HORAS

Vagas: 100

Data: 7/09, quarta-feira

Horário: 15:00 às 19:00

Local: Cine Praia Grande

Cinema de Animação: debate sobre a animação no Brasil, com foco na produção local maranhense.

Participantes Alexandre Juruena, animador, Gabriela Horta, aniomadora, Jonilson Bruzaca, ilustrador, Beto Nicácio, ilustrador, Fábio Cabral, diretor ONG Formação (Maranime),

Carga Horária: 1 hora

Data: 8/9, quinta-feira

Horário: 20h30 às 22h

Local: Cine Praia Grande

Distribuição Independente: debate sobre as alternativas criativas de distribuição cinematográfica no mercado atual.

Participantes: Isabelle Cabral, distribuidora e produtora, Cavi Borges, produtor e diretor, Rafaelle Petrini, distribuidor e produtor.

Carga Horária: 1 hora

Vagas: 100

Data: 09/09, sexta-feira

Horário: 20h30 às 22h

Local: Cine Praia Grande

Sem comentário para "Maranhão na Tela"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS