Grito Rock

1comentário

O Festival Grito Rock, que acontece há 10 anos no Brasil e em vários países do mundo, terá, em São Luís, sua segunda edição este ano. Sob produção do Coletivo Velga, o evento acontecerá nos dias 2 e 3 de março, no bar Odeon Sabor e Arte (Praia Grande). As inscrições e todo o processo de seleção das bandas que participarão do evento poderão ser feitos no portal Toque no Brasil (tnb.art.br). Para se inscrever, a banda precisa apenas criar um perfil no portal. Serão selecionados seis bandas e artistas locais e dois de outros estados, a serem anunciados.

Idealizado em 2002, em Cuiabá (MT), pelo Espaço Cubo – um dos coletivos que deu origem ao Fora do Eixo -, o Festival Grito Rock é uma alternativa ao Carnaval e uma plataforma independente de circulação. Este ano, o projeto ocorre de 17 de fevereiro a 17 de março e reúne produtores de 200 cidades e 15 países, o que representa um aumento de 55% em relação a 2011, quando 130 cidades e 10 países sediaram o festival.

Independente – As edições de cada cidade são produzidas de forma interdependente e tudo, principalmente a logística entre elas, é construído colaborativamente, com o propósito de tornar sustentável a circulação de artistas, agentes, produtores, produtos e tecnologias.

Ano passado, pela primeira vez, o Grito Rock foi executado nos 26 estados brasileiros e em outros oito países (com cidades da América do Sul e Central). Para 2012, já são 15 países, incluindo o continente europeu e o México.

Reflexo da conexão com diversos países latinos, este ano o Grito Rock se soma a 15 países e se estabelece em 14 cidades estrangeiras. Vários representantes da América do Sul e Central participam da décima edição: Honduras, Costa Rica, Guatemala, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Honduras e Nicaragua. O Festival ocorre também na Cidade do México, Los Angeles e em Braga (Portugal), realizado por brasileiros, em parceria com agentes locais.

O festival contabiliza atualmente 203 inscrições, sendo que 61 cidades estão realizando o Grito Rock pela primeira vez. Entre os produtores, 38 estão na Região Sul, 36 na Região Nordeste, 81 no Sudeste, 13 no Centro Oeste e 19 na Região Norte/Nordeste.

São aproximadamente dois mil shows em todo o país e turnês de pequeno, médio e grande portes. A curadoria e o período de inscrição ficam a cargo da produção local e os convocados serão informados com antecedência mínima de 10 dias da apresentação. As inscrições são todas gratuitas e online.

1 comentário para "Grito Rock"


  1. DENIS

    NA VERDADE, ALÉM DO PERFIL CRIADO PELA PRÓPRIA BANDA, ESTA DEVE TER COMPOSIÇÕES PRÓPRIAS. DEVE POSSUIR MÚSICAS AUTORAIS ENFIM. ESTE FATOR É IMPORTATÍSSIMO, UMA VEZ QUE O GRITO ROCK É UM MOMENTO, UM ESPAÇO, POR ASSIM DIZER, PARA AS BANDAS QUE POSSUEM TRABALHO PRÓPRIO MOSTRAREM ESSE MATERIAL. É O ÚNICO? NA VERDADE NÃO. OUTROS FESTIVAIS ESPALHADOS PELO PAÍS TAMBÉM POSSUEM ESSA CARACTERÍSTICA, MAS, NO GRITO, ISSO É IMPORTANTE.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS