A hipnose do 'Ai Se Eu Te Pego'

0comentário

Dizem por aí, que ‘Ai Se Eu Te Pego’ do Michel Teló é a nossa ‘Macarena à Brasileira’. O hit sertanejo cruzou o oceano e faz sucesso na China, na Itália, nos Estados Unidos e caiu na boca das celebridades, jogadores de futebol, soldados israelenses. Já cansou de ouvi-la em português e a versão em inglês da canção de Michel Teló, “If I Catch You” ?. Se você gosta da música mas não aguenta mais os arranjos tocados à exaustão por aí, um novo remix promete prolongar a vida útil da música mais tocada no Brasil.

Nesse domingo (26), o produtor de música eletrônica Kassiano divulgou um remix de ‘Ai Se Eu Te Pego que tem, além dos vocais em português de Michel Teló, um verso totalmente inédito em inglês, cantado pelo rapper Pitbull. A faixa, também produzida pelos DJs Buddha e Gregor Salto, vem em boa hora: Teló começou uma turnê pela Europa na última sexta-feria (24).

Embora tenha deixado muita gente espumando, será politicamente correta a chamada da revista Época, que diz que Michel Teló, “traduz os valores da cultura popular para os brasileiros de todas as classes”. Para o blog “Todo DJ Sambou”, a matéria até mirou direito, mas errou o alvo. O que a tal da música “Ai, Se Eu Te Pego” faz é marcar um golaço de simplicidade musical ao atingir o inconsciente coletivo de todo mundo, isso sim.

– Toda música tem sua função. E, se você pensar que existe uma enorme quantidade de compositores que se propõem a fazer música pop, pra grudar, o cara que escreveu “Ai, Se Eu Te Pego” foi mega bem sucedido na sua missão – admite o blogueiro.

Ele ressalta, ainda, que “é o tipo da música que estaciona na sua cabeça e inexplicavelmente fica lá pra sempre, basta uma ouvida. Combina as notas musicais de forma tão eficaz que pouco importa se a letra é uma merda.

– Você já viu este filme, ou melhor, já ouviu músicas assim. A primeira que me vem à cabeça é a pentelha “Macarena”. Você pode nem saber de quem é tampouco de que país veio essa praga, mas sabe cantar, né? Sem falar na dancinha, que você também aprendeu e já deve ter feito ou visto alguém fazer com a gravata no meio da testa numa festa de casamento – brinca.

Michel Teló tirou a sorte grande – que também pode se tranformar num enorme fardo, condenando-o pro resto da vida como o cara do “Ai, Se Eu Te Pego” – e emplacou a sua “Macarena”. Aliás, a música nem é dele, foi escrita por uma banda de forró chamada Cangaia de Jegue (amei o nome do cara), e cá estamos, eu e você, pensando nesta pérola – sem brincadeira, no bom sentido mesmo – do cancioneiro popular.

Ainda que não me “represente”, a música do Michel Teló é f…Qualquer criança ouve uma vez e sai cantando. E nem adianta não ter o CD em casa. Não é uma questão de ter um “ouvido para música sertaneja”. Para o DJ Sambou “é uma questão de estrutura melódica que funciona, para todos, apesar de tudo, ainda que sob a tortura de uma televisão ligada no Faustão na visita de domingo na casa dos seus pais”.

Não vou sair dizendo que a música do Michel Teló é microtonal, clássica, semitonal, anacrônica ou escambal. Nem saberia identificar isso. Meu ponto é outro. É entender esse hit, gigante e passageiro, como outros tantos. Uma coisa é certa outros sons dessa natureza irão surgir por aí fazendo o pacto com o capeta e provocando hipnose no senso comum ou não.

Sem comentário para "A hipnose do 'Ai Se Eu Te Pego'"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS