Poeta Ferreira Gullar recebe Prêmio Moacyr Scliar

0comentário

O poeta Ferreira Gullar, com sua obra “Em alguma parte alguma”, foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Moacyr Scliar, criado pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura e realizado pelo Instituto Estadual do Livro (IEL).

A cerimônia de premiação será nesta quinta-feira (29), às 18h30 no auditório Machado de Assis, no Espaço Cultural Eliseu Visconti da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Além de Gullar, o evento contará com a presença do governador gaúcho, Tarso Genro, do secretário da cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antonio de Assis Brasil e do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim.

O prêmio é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Cultura, por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), a Companhia Riograndense de Artes Gráficas (CORAG) e Associação Lígia Averbuck, com patrocínio da Petrobrás e do Banrisul, e apoio publicitário da Agência Matriz. O escritor escolhido recebe premiação de R$ 150 mil e a editora de R$ 30 mil.

“Mesmo em sua primeira edição, o prêmio Moacyr Scliar já pode ser considerado um sucesso, já que tivemos inscrições de autores e editoras de todo país. Esta primeira edição foi dedicada à poesia, e cumpre o papel de valorizar a produção contemporânea, privilegiando esse gênero que é a origem de todos os outros”, afirma Ricardo Silvestrin, diretor do IEL.

O livro vencedor receberá ainda uma edição especial de cinco mil exemplares, que será distribuída entre as bibliotecas públicas e pontos de cultura do RS.

Prêmio Moacyr Scliar de literatura

O objetivo é indicar os melhores livros das categorias poesia e conto, publicados no Brasil, em língua portuguesa, de 1º de janeiro a 31 de dezembro dos dois anos anteriores à edição de cada

Ferreira Gullar

Nasceu em 1930 em São Luiz do Maranhão. Com a poesia seu contato surgiu por causa de uma grande paixão, aos 13 anos, quando decidiu ficar recluso em casa lendo poemas. Publicou seu primeiro livro em 1949, Um pouco acima do chão, obra que mais tarde ele excluiu de sua bibliografia.

Depois disso Ferreira Gullar se tornou poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor e um dos fundadores do neoconcretismo. Fez parte de um movimento literário difundido através da revista que lançou o pós-modernismo no Maranhão, A Ilha, da qual foi um dos fundadores.

Várias vezes premiado, a conquista mais recente foi o Jabuti de Poesia em outubro de 2011 e agora o Moacyr Scliar de Poesia.

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

SERVIÇO

Entrega do Prêmio Moacyr Scliar de literatura

Data: 29/03/2012

Hora: 18h30

Local: Fundação Biblioteca Nacional Espaço Cultural Eliseu Visconti Rua Méxino, s/nº ( acesso pelo jardim) Centro – Rio de Janeiro

Sem comentário para "Poeta Ferreira Gullar recebe Prêmio Moacyr Scliar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS