Pedro Araújo na trilha de Gabriela

0comentário

O guitarrista e violonista maranhense Pedro Araújo, sobrinho do saxofonista Sávio Araújo conversou com a repórter de O Estado, Carla Melo, onde falou da concepção do novo disco ‘Raiz’, com previsão de lançamento para outubro deste ano. Ele também comentou da sua participação na banda do Cabaré do Bataclá da novela Gabriela, da rede Globo, além da experiência de ter participado, como músico da trilha sonora da novela Avenida Brasil, também da Rede Globo; e do filme Proibido Proibir.

Pedro Araújo vem de uma família de músicos e desde a infância teve contato com o cavaquinho, momento em que conheceu o samba e o choro. Sávio Araujo, o apresentou ao jazz e à guitarra elétrica, bem como nomes como Joe Pass, Pat Metheny, John Scofield e John Mclaughlin. Aos 17 anos mudou-se para o Rio de Janeiro para ter aulas com o renomado guitarrista e professor Nelson Faria e com o violonista e arranjador Willians Pereira.

Indagado do novo disco, Pedro diz que o mesmo  será autoral e está em fase de mixagem. O disco Raiz é um projeto financiado pelo Edital Universal 2011 da Secretaria de Estado da Cultura.

– O fato de ser um disco instrumental com formações diversas me deu a oportunidade de escrever para big band e quarteto de cordas entre outras formações, colocando em prática meu lado arranjador e não só de instrumentista. Além disso, o repertório não vai ser, exclusivamente, de composições minhas, contará com arranjos de canções maranhenses conhecidas como Dente de Ouro (Josias Sobrinho) e Pastorinha (Chico Maranhão) entre outras. Músicas como essas fizeram parte da trilha sonora da minha infância e esse disco faz uma homenagem a esses grandes compositores bem como a minha cidade – esclarece.

Raiz terá também uma regravação de Cheiro do Jasmim, em um arranjo para pequena orquestra como também uma música do tio de Pedro, Sávio Araujo, chamada Tsunami, entre outras novidades. O primeiro, Buraco do Tatu, foi financiado pelo projeto cultural do Banco da Amazônia e foi lançado em 2008.

Experiência em novela global

Pedro Araújo disse que está feliz com o convite para participar da banda Cabaré Bataclan. Segundo ele, o convite surgiu por meio da orquestra da qual faz parte, a Baixada Jazz Big Band.

– Nosso maestro, o trompetista Altair Martins, me convidou para gravar os áudios (banjo e violão) e as cenas desse núcleo da novela. Tem sido muito bacana e uma experiência singular fazer parte de uma produção desse porte – elogiou.

Entre outras experiências semelhantes vivenciada pelo instrumentista, cita, entre muitas, a participação na novela Avenida Brasil e no filme Proibido Proibir e no musical Cabaret.

– Ao longo desses anos de Rio de Janeiro, já tive oportunidade de trabalhar com música em diferentes contextos, além das novelas Gabriela, Avenida Brasil e o filme Proibido Proibir, fiz participações no espetáculo musical Cabaret, com a atriz Claudia Raia. Tive a satisfação também de ter um arranjo meu para big band ser cantado por Milton Nascimento em um evento da Rio Jazz Orquestra. Participei como guitarrista oficial do Festival de Música do Sesi. Também participei como arranjador do espetáculo de poesia e música homenageando os 60 anos do compositor Aldir Blanc – destaca.

Sem comentário para "Pedro Araújo na trilha de Gabriela"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS