O que fazer com os Planos de Saúde ?

0comentário

Assim como a Educação, a saúde é outro velho problema nacional. E como a palavra de ordem é privatizar nesse país. Assim como a educação, a saúde também passou por esse processo. E logo surgiram os Planos de Saúde para suprir o setor.

O Brasil tem, atulamente, mais de 1.016 operadoras e mais de 22 mil produtos diferentes de planos de saúde. Tais empresas atendem quase 50 milhões de usuários. A grande maioria desses beneficiários, cerca de 30 milhões, possuem convênios empresariais, oferecidos pelos empregadores.

O mercado dos planos de saúde segue, ou deveria seguir, uma rigorosa legislação, fiscalizada pela Agência Nacional de Saúde (ANS), Porém, o que se vê é um caos nos atendimentos médicos prestados aos usuários. São hospitais lotados, poucos médicos e, por vezes, atendimentos mal realizados e que colocam a vida dos pacientes em risco. A falta de qualidade no atendimento médico não se restringe apenas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Nós (consumidores) dos Planos de Saúde temos dificuldades para acessar até os serviços mais básicos, como agendamento das consultas e têm  procedimentos negados, em situações até quando já estão internados, correndo risco de morte.

Vira e mexe, os médicos credenciados pelos planos deixam de atender os usuários. Eles alegam que os Planos não cumprem os acordos exigidos pela categoria. A triste notícia volta a se tornar uma realidade. Os médicos voltaram a fechar as portas para os Planos de Saúde Geap, Unimed São Luís, Hapvida, Unihosp, Bradesco, Commed e Multiclínicas. A paralisação de advertência é de quinze podendo se estender caso os donos de planos de saúde não atendam as reivindiacações.  É inaceitável se pagar caro pela saúde e quando se precisa já era.

Enfim, nesse conflito entre médicos e donos de Planos de Saúde, o maior prejudicado somos nós [consumidores]. O que nos resta é recorrer aos deuses e rezar pelos “sepulcros caiados” que perderam a noção de que a saúde não é mercado e a vida é um dom divino, um direito nosso.

Sem comentário para "O que fazer com os Planos de Saúde ?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS