Música maranhense no Centro Cultural BNB

0comentário

Artistas maranhenses acabam de ser contemplados com a seleção para participar das programações dos Centros Culturais BNB-Cariri, com sede em Juazeiro do Norte (região sul do Ceará), e BNB-Sousa, no alto sertão paraibano, durante os anos de 2013 e 2014. O anúncio foi feito pelo Banco do Nordeste do Brasil nesta quarta-feira, (8).

saraudebailados460Foram selecionadas ao todo 133 propostas, sendo: 39 de música vocal, 11 de música instrumental, 37 de artes cênicas, 13 de artes visuais e 33 de atividades culturais infantis. Do Maranhão, foram escolhidos dois projetos: Sarau de Bailados, da artista Rosa Reis, e Ilha Sinistra, do Grupo Plano Somma.

Com letras que evidenciam a crítica social e que foram criadas e inspiradas pelas ruas de São Luís, o Plano Somma, que é formado pelo DJ Juarez, MC Felipeza e EL2 MC, já garante seu espaço de destaque no rap maranhense.

– Esse resultado é muito importante para o Plano Somma, principalmente nesse momento em que o nosso trabalho começa a ser reconhecido nesse celeiro musical que é o Maranhão. A seleção para o Centro Cultural do Banco do Nordeste, essa verdadeira locomotiva de talentos, nos oportuniza mostrar o nosso trabalho para além das fronteiras do Estado, como numa uma verdadeira vitrine. Estamos muito felizes com essa oportunidade – destaca MC Felipeza, letrista e vocalista do Plano Somma.

Já sob autoria de Rosa Reis está o Sarau de Bailados, que promete apresentar uma mistura de dança e música popular, proporcionando uma espécie de viagem pela tradicionalidade das músicas brasileira, ritmos, poesias, rituais e contos. A evidência, é claro, são para as danças maranhenses: cacuriá, coco, divino, quadrilha, xote, lelê, batucada de samba tradicional, toadas de bumba meu boi e tambor de crioula. – Com o Sarau, o público do Centro Cultural do Banco do Nordeste vai ter um repertório dançante, que torna o espetáculo participativo. A ideia é que todos entrem na roda pra dançar com gente, conhecendo e experimentando as peculiaridades dos ritmos maranhenses. No final, é o público quem constrói o espetáculo conosco – conta Rosa Reis.

O espetáculo Sarau de Bailados é formado por cerca de 10 integrantes, entre músicos e dançarinos. O projeto surgiu para desenvolver e divulgar a cultura brasileira, por meio dos ritmos e da dança, e é apresentado desde 2011, todas as sextas-feiras dos meses de Maio, no Casarão do Laboratório de Expressões Artísticas – Laborarte.

– Essa é uma importante oportunidade de levarmos a nossa cultura, a cultura popular maranhense ao conhecimento de outros públicos, em estados diferentes. Por isso, produzimos um espetáculo diferenciado, que destaca as particularidades da música e da dança – completa Rosa Reis.

Os 133 projetos selecionados são originários de 14 estados de quatro regiões brasileiras (Nordeste: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Alagoas; Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso; e Sul: Rio Grande do Sul).

As listas contendo o resultado completo da seleção de proposta já estão disponíveis no portal do BNB, no endereço www.bnb.gov.br/cultura.

Sem comentário para "Música maranhense no Centro Cultural BNB"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS