Cláudio Costa ocupa Casa do Nhozinho com exposição

0comentário

Inspirado nas atitudes transgressoras dadaístas do inicio do sec. XX, meio sem pedir licença, como se fosse um ‘Sem Espaço’, o artista visual Cláudio Costa vai se apropriar poeticamente da Casa de Nhozinho, espaço cultural na Praia Grande em São Luís. A partir deste sábado (15), a ocupação promoverá no local exposição, happening, além de oficinas de construções coletivas, toque de caixas e recitais de poesia.

O patrocínio é do I Edital Universal de Apoio à Cultura Maranhense, da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). Até o dia o dia 15 de julho, o público poderá apreciar instalações, shows e inúmeras atividades oferecidas gratuitamente para todos.

Cláudio Costa vai mostra em São Luís, em especial para artistas, fragmentos de uma longa experiência estética no campo das artes visuais ocorrida nos últimos 12 anos por meio do Projeto Rotas Geopoéticas, que ele vivenciou viajando, em embarcações, por isolados comunidades do Litoral do Maranhão.

Na Casa de Nhozinho, o Projeto Rotas Poéticas é uma exposição resultante das viagens de Cláudio Costa na embarcação-atelier, quando ele e um grupo de artistas construíram e levaram expressões da arte contemporânea e educação para um público diferenciado. A vivência promoveu cultura e a arte contemporânea entre povos que vivem em distantes e isoladas localidades da costa maranhense.

Vivenciaram as rotas poéticas, com Cláudio Costa, os poetas Paulo Melo e Souza, Henrique Santos, Kátia Dias, Luiz Henrique Resende e Couto Correa Filho; Rose Coureira (arte-educadora) Luiz Pazzine (teatrólogo e professor da UFMA), Juliana Manhãs (arte-educadora), Periandro Barreto (psicanalista), Sérgio Castanheira (músico), Silvio Botelho (pintor), Luiz Inácio de Oliveira (filósofo), além do Mestre Lourimar que comandou a embarcação.

O cineasta Beto Matuck, que também participou das Rotas Geopoéticas, está realizado um documentário, no qual estão algumas das passagens, formas de criação e instalações vivenciadas por Cláudio Costa durante as rotas.

Serviço:

Cláudio Costa vai ocupar a Casa de Nozinho

O QUE: Lançamento da exposição ‘Estas+Dias Geopoéticas’ de Cláudio Costa e convidados

QUANDO: Sábado (15) às 10h

ONDE: Casa de Nhozinho (Rua Portugal na Praia Grande, no centro histórico de São Luís)

PÚBLICO: Aberto, gratuitamente, para todos os públicos

Sem comentário para "Cláudio Costa ocupa Casa do Nhozinho com exposição"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS