Inscrições para o Guarnicê de Cinema até dia 30

0comentário

guarnice510As inscrições para o 36º Festival Guarnicê de Cinema continuam abertas até o dia 30 deste mês. Promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o 36º Festival Guarnicê ocorrerá de 1º a 4 de outubro de 2013, na cidade de São Luís, com entrada gratuita e o apoio de organizações públicas e empresariais.

“O Guarnicê incentiva a realização de filmes em curta e longa metragem no país, fomenta o aparecimento de novos realizadores e difunde a produção do audiovisual realizada no Brasil”, disse o diretor do DAC e coordenador geral do festival, Professor Doutor Alberto Pedrosa Dantas Filho. “O Guarnicê favorece o intercâmbio entre países ibero-americanos e de língua portuguesa”, completa Dantas.

O festival terá os concursos Guarnicê de Filmes Longa Metragem (35mm e ou formato digital MOV Codec h264); Guarnicê de Filmes Média Metragem (35mm e ou formato digital MOV Codec h264) e o  Guarnicê de Filmes Curta Metragem (35mm e ou formato digital MOV Codec h264). Considera-se Longa-Metragem os filmes com duração a partir de 70 minutos em plataforma de película cinematográfica 35mm ou no formato digital MOV Codec H264

Formatos – Pelo regulamento, disponível no site: www.cultura.ufma.br, entende-se ainda por Média-Metragem os filmes com duração a partir de 15 minutos em plataforma de película cinematográfica 35mm ou no formato digital MOV Codec H264 e “considera-se Curta Metragem os filmes com duração inferior ou igual a 15 minutos em plataforma de película cinematográfica 35mm e no formato digital MOV Codec H264”, explica o coordenador técnico do Guarnicê, Prof. José Guterres Filho.

O 36º Festival Guarnicê de Cinema se constituirá de mostras competitivas, não competitivas e itinerantes e aceitará filmes em curta e longa metragem em 35 mm e no formato digital MOV Codec h264. A Mostra Itinerante será composta de todas as obras inscritas, em curta e longa metragem, para exibições itinerantes na programação do festival e do interesse da UFMA, desde que a exibição seja gratuita.

Poderão participar realizadores brasileiros, ibero-americanos e de países da língua portuguesa. Cada participante poderá inscrever até 2 (dois) filmes curta e longa metragem (35 mm ou no formato digital MOV Codec H264), sobre qualquer tema; que não tenha participado na condição de concorrente em edições anteriores do Festival Guarnicê de Cinema e que tenha no máximo até 3 (três) produções antes desta edição do Festival, observando-se os critérios técnicos citados no regulamento.

Inscrições – No ato da inscrição, para a fase de Pré-Seleção, todos os filmes em longa e curta-metragem (Película 35mm ou no formato digital) deverão ser enviados exclusivamente em DVD e a mídia de cada obra deverá ser acondicionada em estojo individual, etiquetado na parte externa com indicação nominal da obra, duração, diretor e estado de origem. Está vedada a participação no Festival de trabalhos que caracterizem promoção institucional ou empresarial.

O realizador deve enviar à coordenação do Festival, cópia da Ficha Técnica de Classificação Audiovisual (Portaria nº 3.203, de 8 de outubro de 2010 do Ministério da Justiça, disponibilizada no site: www.mj.gov.br/classificacao. O não envio da ficha desclassificará a obra. “Os filmes de realizadores estrangeiros (países iberos americanos e de língua portuguesa) só serão aceitos se forem falados, dublados ou legendados em português”, observa José Guterres Filho.

A inscrição do trabalho audiovisual deverá constar de preenchimento da ficha de inscrição on line até as 23h59 do dia 30 de agosto de 2013, e envio à coordenação do Festival da ficha impressa com fotos, release, currículo em CD-ROM, salvos na extensão JPEG ou TIFF para imagens com 300 DPis e para textos em Word para divulgação. Cada trabalho inscrito deverá estar gravado em DVD, sendo apenas uma obra audiovisual para cada mídia, identificado com nome, endereço completo, telefone e e-mail e ainda Declaração dos Direitos autorais e Ratificação de Permissão.

Endereço e data de entrega – Os trabalhos inscritos e seus anexos deverão ser entregues ou enviados via sedex até 09 de setembro de 2013, (data de postagem pelo correios) para: UFMA/PROEX/DAI – FESTIVAL GUARNICÊ DE CINEMA – DAI – Divisão de Administração Interna da Pró- Reitoria de Extensão – Prédio: CEB Velho Bloco B – Av. dos Portugueses,1966 – Bacanga. CEP 65080-805 – São Luís-MA..

Para maiores informações os contatos da Coordenação Geral são: 98 3231 2887 e Coordenação Técnica: 3221-0756 e por email: [email protected]. Caso a obra audiovisual seja selecionada o diretor ou produtor deverá enviar uma cópia da Ficha de Classificação Indicativa Audiovisual. Os responsáveis pelas inscrições dos trabalhos selecionados para a competitiva de filmes deverão enviar uma cópia em película 35mm ou no formato digital finalizado em MOV Codec H264, em estéreo.

Premiação – O júri escolherá o melhor filme em curta e longa metragem nacional e o melhor filme curta realizado por maranhenses e atribuirá o Troféu Guarnicê para os melhores na direção, roteiro, direção de fotografia, montagem, edição, trilha sonora original, som, melhor direção de arte, ator, atriz, para filmes curta e longa metragem, além de outorgar o Troféu São Luís aos trabalhos concorrentes destes concursos ou a convidados, pessoas ou instituições, ligados ao evento.

O júri técnico, além de conceder as premiações oficiais, poderá atribuir menções honrosas. A Associação Brasileira de Documentaristas- ABD-MA; constituirá júri específico da própria entidade para outorgar o troféu ABD – MA. Premiações especiais poderão ser concedidas por eventuais parceiros e que serão divulgados até três dias antes do Festival. O público presente às sessões dos Concursos Oficiais do 36º Guarnicê de Cinema escolherá a melhor obra de curta-metragem. Participe.

Sem comentário para "Inscrições para o Guarnicê de Cinema até dia 30"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS