Dia Internacional do Folclore festejado em São Luís

0comentário

Deu em O Estado

Os tambores serão tocados para chamar a atenção ao resgate e à preservação da cultura popular maranhense nesta quinta-feira (22), no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho como parte da programação da Semana da Cultura Popular. O evento começa às 14h, com diversas atividades, para lembrar o Dia Internacional do Folclore. Hoje, às 17h, na Praça da Faustina, ocorre o evento Roda das Flores Danças Circulares Sagradas. Na abertura da roda, a apresentação é do grupo de toque de caixa Flor do Maracujá.

tambordecrioula600

A programação da Semana da Cultura Popular tem o tema Os Tambores do Maranhão, com abordagem por meio de palestras, mesas-redondas, exposições, oficinas e apresentações de grupos de cultura popular.

A programação de hoje começa às 14h, com as oficinas de toque de caixa e percussão afro. Dona Maria Rosa ministrará a oficina. Ela participa das festas do Divino Espírito Santo desde criança e acredita que esta é a maneira mais certa de manter viva a tradição. Atualmente Dona Maria é caixeira da Casa de Nagô e traz para a oficina a experiência de quem tem a vida dedicada à cultura popular. “A meta é destacar o tambor de crioula, o tambor de mina e o terecô como elementos de formação da cultura popular maranhense, enfatizando seus aspectos teóricos e artísticos, assim como suas tradições mais ricas”, explicou o diretor do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, Sebastião Cardoso.

Dia Mundial do Folclore

O arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), criador do termo “folclore”, enviou uma carta à revista The Atheneum, de Londres, em 1846, sob o pseudônimo Ambrose Merton. Na carta, ele pedia apoio para o levantamento de informações sobre tradições e lendas daquele país. O documento foi publicado no dia 22 de agosto e, por isso, a data foi escolhida como o Dia Mundial do Folclore. O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro.

Serviço

• O quê

Programação do Dia do Folclore

• Quando

Hoje, a partir das 14h

• Onde

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho

Sem comentário para "Dia Internacional do Folclore festejado em São Luís"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS