Inaugurado Espaço Nauro Machado

0comentário

A Secretaria de Estado de Cultura (Secma), por meio do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOCF), inaugurou, na segunda-feira (23), o Espaço Nauro Machado, em mais uma homenagem ao poeta ludovicense Nauro Diniz Machado, considerado um dos mais destacados escritores da atualidade no país. O local, que fica no interior do Centro Odylo Costa, filho (Praia Grande), servirá para saraus, encontros poéticos e recitais.

nauro600

A solenidade, sem muita pompa como é o jeito de Nauro Machado, contou com a presença da secretária de Estado de Cultura, Olga Simão; da diretora do CCOCF, Ceres Costa Fernandes; do presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, da esposa do homenageado, a poetisa Arlete Nogueira Machado; do filho, cineasta Frederico Machado; além de escritores, jornalistas, membros da AML e convidados.

Olga Simão destacou a importância de Nauro Machado para a poesia maranhense e nacional. Além de enfatizar a trajetória do funcionário da Secma que desde 1980, como assessor cultural, vem prestando serviço e, o mais fundamental, levando experiência a quem o procura no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho.

“Uma homenagem ao nosso grande poeta pelo seu inestimável valor cultural para o Maranhão e para o Brasil, pela sua vasta obra literária reconhecida no exterior. Trata-se apenas de mais uma demonstração do nosso carinho, de muitas que ainda acontecerão, a este extraordinário escritor ludovicense”, afirmou a secretária de Cultura, Olga Simão.

De seu modo autêntico, sincero, Nauro Machado agradeceu a inauguração de mais um espaço cultural em São Luís, onde o publico, incluindo escritores, poetas e intelectuais poderão dialogar sobre a literatura e temas variados. “Agradeço a diretora Ceres Fernandes pela lembrança do meu nome, pela Secretaria de Cultura em concretizar este local aos poetas. Sinto-me sem jeito por tão fabulosa homenagem porque aqui trabalho com muita alegria. Muito obrigado”, disse o poeta de 78 anos.

Para a diretora do CCOCF, Ceres Fernandes, poder dar nome a um dos mais significativos escritores do Brasil a um local cultural, enquanto vivo, demonstra a sensibilidade do Governo do Maranhão em retribuição ao trabalho que tem realizado o poeta Nauro Machado a cultura maranhense. “Quem vier conhecer o Espaço Nauro Machado, a tardezinha, terá o prazer de bater um papo com o poeta. Oportunidade para poucos”, salientou.

Poeta do Universo

Dono de uma vasta cultura literária, Nauro Machado é um desses raros autodidatas que têm como referência mais antiga, no século XIX, o carioca, romancista, contista e poeta, Machado de Assis, que também foi autodidata. Possui vasto conhecimento de filosofia e arte em geral, em especial em literatura e cinema, o poeta domina a língua francesa desde a tenra idade. Escritor profissional, sem dúvida um clássico de Língua Portuguesa, no melhor e mais amplo sentido do particular para o universal.

Nauro possui vários prêmios, destacando-se o de Poesia da Cidade de São Luís; o da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1982; o da Academia Brasileira de Letras, em 1999, e o da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, em 2000. Ele é citado em enciclopédias e em dicionários nacionais e internacionais, tendo alguns de seus poemas traduzidos para vários idiomas como o alemão, inglês, francês e catalão, sendo publicados em antologias e revistas internacionais. O poeta está incluído em inúmeras antologias do Maranhão e do Brasil.

Fonte: Ascom/Secma

Sem comentário para "Inaugurado Espaço Nauro Machado"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS