Semana de Teatro acaba no domingo

0comentário

semana510Uma semana intensa de atrações com oficinas, lançamentos de livros, espetáculos, intervenções e homenagens, movimentaram a cidade na programação da IX Semana do Teatro no Maranhão, aberta dia 1o e que acontece até domingo (6), em São Luís. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Teatro Arthur Azevedo (TAA), o evento terá uma segunda etapa quando parte em caravana por 12 municípios maranhenses de 25 de abril a 4 de maio, com espetáculos e oficinas.

A semana, em sua reta final, cumpre sua meta de divulgar e difundir as artes cênicas trazendo para São Luís espetáculos e oficineiros de outros estados e de intensificar o trabalho de grupos maranhenses em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e Dia Nacional do Circo e do Artista Circense, celebrado em 27 de março.

A programação conta com espetáculos de teatro adulto, infanto-juvenil e teatro-musical que são apresentados nos teatros João do Vale, Alcione Nazaré e Arthur Azevedo, além dos espetáculos nas Praças Nauro Machado e Valdelino Cécio e no Largo do Carmo. Com ingressos gratuitos adquiridos na troca por um quilo de alimento não perecível, nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h, nos dias dos espetáculos.

Os dias tem sido de muita agitação e logo cedo começa com atividades que trazem para o público e estudantes de cursos de teatro, além de profissionais das artes cênicas, informações e técnicas novas de fazer teatro. São as oficinas que tomam conta das salas e espaços do Teatro Arthur Azevedo que tornam os dias curtos para os participantes, pela quantidade elevada de novidades e trocas de experiências.

Para a manhã deste sábado (5) acontecem 4 oficinas. Logo cedo, às 8h, a professora e atriz Luana Michelotti, do Rio Grande do Sul prossegue nas aulas de “Máscaras: neutras, larvárias e balinesas. Preparação corporal e jogo”, na Sala do Coro do TAA. A oficina orienta na preparação psicofísica do ator para o porte da máscara a partir de elementos de dança da cultura popular do Brasil, Bali e Oriente Médio entre outras metodologias.

Por outro lado estudiosos das artes cênicas tem, neste sábado (5), a oportunidade de participar da oficina Liberdade e Potência do Ator – Vivência Intensiva, com o professor Danilo Dal Farra Ribeiro (SP) às 8h na Sala de Dança. Em um único dia a oficina traz a vivência com o objetivo de explorar a potência individual de cada ator para chegar, juntos, através da afirmação dessa potência e da dilatação cênica de estado corporal, a um estado de liberdade criativa.

Outra que também fecha os trabalhos neste sábado é O Processo de Criação, o Ator em Eterna Construção, que vem acontecendo na Sala de dança (TAA), às 13h ministrada pelo professor goiano João Bosco. A oficina dá ao aluno uma visão geral do trabalho do ator teatral ao longo das épocas teatrais, passando pelos diversos estilos cênicos, tais como a tragédia e a comédia grega, teatro medieval, comédia dell’art, drama burguês, teatro épico, realista e contemporâneo.

Por fim, Princípios Técnicos e Orgânicos da Voz, com o professor Jonatas Tavares, de Goiás, encerra atividade na Semana, às 13h30, na Sala do Coro. A oficina trabalha o texto, palavra e imagem; construções cênicas individuais e em coro a partir do estímulo vocal.

Espetáculos

A programação de espetáculos começa às 18h com o solo [CU]RRAL, que será apresentado pela atriz maranhense GÊ Viana, espetáculo contemporâneo que estabelece uma relação visceral entre o corpo da performer e os corpos dos animais que vivem em cativeiro. A estética do trabalho convida para uma reflexão sobre transmutação, acasalamento e convivência. O espetáculo apresenta um olhar antropológico sobre o comportamento humanos em lugares fechados, introduzindo o próprio público no “cubo branco”  da cena. Com 50 minutos de duração [CU]RRAL será apresentado em 4 atos, com classificação para 14 anos, tem direção da própria atriz.

No palco do Alcione Nazaré, às 19h Brincando de Circo, com a Cia du-Nada Circo Teatro Itinerante (SL) será a atração da noite deste sábado, conta com a participação dos atores circenses Gilson Cesar, Maria Itskovich, Jeifson Fernandes, Edem Pereira, Flávio Amorim, Cleiton Sousa e Benjamin Pereira. Senhoras e senhores, respeitável público, bom dia para quem é do dia, boa noite para quem é da noite! Brincando de circo, um espetáculo produzido na oficina de técnicas circenses no SESC Deodoro, traz para todos a expressão lúdica da música, dos palhaços, acróbatas, perna de pau, mímicos, malabaristas e mágico. Desbravando plateia em todo lugar: escolas, praças, ruas empresas, e quaisquer outros. Levando alegria do circo para todas as idades e qualquer classe social. Com vocês a trupe Du-nada.

Sucesso de público, lotando todas as plateias das cidades por onde tem se apresentado a comédia maranhense PÃO COM OVO, com elenco da Cia. Santa Ignorância, com Cesar Boaes, Adeilson Santos e Charles Junior, é a atração da noite do Teatro Arthur Azevedo. A peça conta a história de duas personagens, Dijé moradora de um bairro de periferia e Clarisse uma emergente alpinista social. Amigas de escola se reencontram anos depois para falar de coisas engraçadas do cotidiano de suas vidas, retratando de forma humorada e critica o atendimento em empresas e os hábitos e costumes de determinadas classes da capital maranhense. O espetáculo tem classificação para 14 anos.

Os espetáculos de teatro que são apresentados nos palcos do João do Vale, Alcione Nazaré e Arthur Azevedo tem entrada franca com troca de ingressos por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) nas bilheterias dos teatros, a partir das 14h, nos dias dos espetáculos.

Serviço

Que: [CU]RRAL, com a atriz maranhense GÊ Viana (SL)

Quando: Sábado às 18h

Onde: Teatro João do Vale

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h

Que: Brincando de Circo, com a Cia du-Nada Circo Teatro Itinerante (SL)

Quando: Sábado às 19h

Onde: Teatro Alcione Nazaré

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h

Que: Pão com Ovo, com a Cia Santa Ignorância (SL)

Quando: Sábado às 20h

Onde: Teatro Arthur Azevedo

Ingressos: Troca por 1 kg de alimento não perecível a partir das 14h

Sem comentário para "Semana de Teatro acaba no domingo"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS