Feira de Paraty entre os dias 30 de julho e 3 de agosto

0comentário

A Flip 2014, que acontece em Paraty (RJ) entre os dias 30 de julho a 3 de agosto, vai trazer para 12ª edição do evento o cineasta Charles Ferguson, diretor do filme “Trabalho Interno”, vencedor do Oscar 2011 de melhor documentário. O filme, que trata sobre a responsabilidade da crise econômica mundial, foi posteriormente transformado em livro pelo diretor.

No evento, Ferguson vai se juntar ao jornalista Glenn Greenwald, que divulgou as denúncias de Edward Snowden em 2013, para um debate sobre liberdade. Os nomes foram revelados nesta nesta terça-feira (13) pelo curador do evento Paulo Werneck, que assumiu o cargo para esta edição.

Estarão presentes ainda a atriz Fernanda Torres, o ator Gregório Duvivier, o cineasta Cacá Diegues, Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Prêmio Pritzker, o Oscar da arquitetura), o cientista Marcelo Gleiser e a escritora neozelandesa Eleanor Catton. Bernardo Kucinski e Marcelo Rubens Paiva estarão na mesa “Memórias do Cárcere” sobre os 50 anos do Golpe Militar.

Orçada em R$ 9,34 milhões, a festa literária tem um público estimado de 25 mil pessoas e, este ano, homenageia o cartunista Millôr Fernandes e um tributo ao documentarista Eduardo Coutinho. A festa terá a cantora Gal Costa como convidada especial para o show de abertura no dia 30 de julho, às 21h30, com entrada gratuita.

Outras confirmações

Já estava confirmado também o escritor Vladímir Sorókin, autor dos romances “Ice” e “Bro”. Sorókin, que irá lançar seu primeiro livro no Brasil, a peça “Dostoiévski-trip”, é o primeiro convidado russo da história da Flip.

Também participam da edição 2014 da Flip o chileno Jorge Edwards, a argentina Graciela Mochkofsky, o mexicano Juan Villoro, o peruano-americano Daniel Alarcón, o israelense Etgar Keret e o ativista norte-americano Michael Pollan.

De acordo com a produção, quatro dos 20 convidados internacionais têm origem na América hispânica e vêm inseminando a literatura europeia e a norte-americana com prosa. Realizada sempre no início do mês de julho, a Flip escolhe nova data para essa edição em função da Copa do Mundo, que acontece durante o mês de junho no Brasil.

Sem comentário para "Feira de Paraty entre os dias 30 de julho e 3 de agosto"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS