Noite de abertura de Festival em Barreirinhas

0comentário

A sexta edição do “Lençóis Jazz e Blues Festival” colocou os moradores e turistas do município de Barreirinhas, a cerca de 267 Km da capital, São Luís, para respirar música. E foi ao ritmo de uma agitada mistura musical que incluiu da música instrumental à MPB, passando pelo groove do jazz e blues. Na primeira noite de programação o evento levou cerca de 1.500 pessoas à Avenida Beira Rio onde o palco principal foi montado ao lado do belo Rio Preguiças.

andrememari

A beleza da cidade, somada à exuberância rítmica que o festival tem fizeram com que vários barreirienses e turistas embarcassem no ritmo grooveado dos grupos musicais. Logo no início da noite, o jornalista Helton Ribeiro, da Revista Jazz In Blues, anunciou as atrações da noite, enquanto o cartunista Nuna Neto ilustrava momentos e pessoas por todo o evento. Um presente do VI Lençóis Jazz e Blues aos novos e antigos admiradores do festival.

As apresentações começaram pelo grupo paulistano André Mhemari e Trio, que trouxe brilho e encanto para um festival que está apenas começando. Recheados de referências nacionais, os três músicos, seguiram por um repertório que, ao mesmo tempo, mostrava canções de vários discos da banda, assim como versões de grandes clássicos, como “Suíte Clube Da Esquina”, “Canoa, Canoa” e “Carta a um Jovem Poeta”.

Em canções como “Choro da Contínua Amizade”, o público se emocionou com o talento da banda, principalmente, com a excelência musical mostrada pelo pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista, André Mhemari. “Eu acredito que a música tem uma capacidade de comunicar uma mensagem independente do que for. A plateia estando aberta vai existir uma sinergia, uma troca muito boa de energia”, afirmou André sobre a recepção calorosa que ele sentiu das pessoas, fosse no coro em algumas canções, fosse nas palmas ao encerramento de cada uma delas.

paulasantoro

Em seguida, foi a vez da exuberante e empolgante Paula Santoro, acompanhada do seu trio musical. A artista, emocionada com o convite para apresentar-se no festival e, também, para estar mais uma vez em solo barreiriense, fez um show recheado de homenagens indo de Milton Nascimento a Carlos Lira, passando por Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Ivan Lins. Um dos momentos mais marcantes da apresentação foi quando a cantora de Belo Horizonte dedicou o show ao pai, Paulo Souza Lima, de 79 anos, que a acompanha pelos Lençóis Maranhenses. “Uma energia linda. Um público super carinhoso e educado. Amei a experiência. A coisa mais incrível foi poder democratizar a cultura, pra quem quiser e puder ver o show”, afirmou Paula Santoro.

Depois de música instrumental e da delicada MPB, o público conferiu a performática, carismática e cheia de energia apresentação do grupo maranhense Loopicínico. Eles passaram por referências de São Paulo e fizeram uma salada musical que misturou ritmos do Pará e do Maranhão como carimbó, bumba meu boi de Pindaré sotaque Zabumba com pitadas de afoxé, e rock. E deu tão certo que o público pediu bis, o primeiro do festival.

loopcinico

Canções como “Toadas de Boi de Pindaré do Lobo”, “Divino”, “Maracáboibaião”, entre outras, contagiaram o público, que se dividiu entre a dança e o coro das canções. “A gente veio para fazer uma diferença. Sabíamos que seria uma coisa muito diferente. E a gente conseguiu”, comemorou o percursionista da banda, Luiz Claudio.

A emoção já podia ser sentida desde o período da tarde, com a apresentação da banda do Espírito Santo, MB Trio que inaugurou o circuito do coreto da Praça da Igreja Matriz. Com um repertório que abrigou desde Hermeto Pascoal a Milton Nascimento, a banda conquistou o público formado por moradores e turistas nacionais e internacionais. Como foi o caso dos turistas franceses Thierry Trouillot, Timothée Trouillot e Tiovajni Samir, que vieram curtir as belezas naturais dos Lençóis Maranhenses e a riqueza artística do festival. “Gostamos muito de música. Meu pai [Thierry] é músico e gosta muito de tocar instrumentos. Eu toco baixo e guitarra, além de ter uma relação muito próxima com o jazz e o blues”, revelou Timothée.

No período da manhã, os alunos da Escola de Música de Barreirinhas presentearam moradores e visitantes com uma brilhante e empolgada apresentação, abrindo a sexta edição do Lençóis Jazz e Blues Festival. Depois, a cantora Paula Santoro ministrou uma oficina de canto para cerca de duzentas crianças e adolescentes da rede municipal de ensino e estudantes de música. Na ocasião, apresentou diversas técnicas vocais, falou da importância da voz como instrumento e colocou crianças, adolescentes e adultos para cantar.

publicobeirario

Sábado- E a programação continua neste sábado (2). No período da manhã, serão ofertadas duas atividades: um show de mímica e mágica, com o ator Gilson César que apresentará o espetáculo “Um dia de Clown”; E uma oficina de percussão com o músico Eric Carvalho, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição. No período vespertino, o show fica por conta do maranhense João Pedro Borges no coreto da Praça da Igreja da matriz. À noite, o sábado terá um show a mais do que nas edições anteriores. Será o único dia em que o festival contará com quatro atrações. São elas: a banda MB Trio; a dupla Duofel; o grupo Renato Borghetti e Quarteto; e, para finalizar, Manassés e Carlos Pial.

Neste ano, o Lençóis Jazz e Blues Festival chega a 6ª edição com o patrocínio da COMPANHIA ENERGÉTICA DO MARANHÃO (CEMAR), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, os apoios culturais das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís (FUNC e SETUR), Tam Linhas Aéreas, FIEMA/SESI, SESC, Tory Brindes, Clara Comunicação, Taguatur, Quebrantar Music e Tv Mirante e as parcerias das Pousada Murici, Pousada Lins, Pousada Paraíso dos Lençóis, Pousada do Riacho, Pousada Paraíso dos Guarás, Pousada Lins, Porto Preguiças Resort, do Hotel Grand São Luís, do restaurante Deck Bistrô, do Rock & Ribs Lounge Steakhouse São Luís, do Rossetti Buffet e do Sens Beauty Lounge.

O evento é um projeto social que tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural dos dois municípios por meio da música e oferecer entretenimento de boa qualidade a moradores e turistas.

Fonte: Assessoria/Festival

Sem comentário para "Noite de abertura de Festival em Barreirinhas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS