A geografia é ingrata com São Luís ?

4comentários

A geografia, realmente, é ingrata com São Luís, capital maranhense. A gente não sabe se é Norte ou Nordeste, ou Meio-Norte, e bate aquela triste sensação que estamos ilhados e bem longe de qualquer Continente.

Tem gente que defende esse isolamento, principalmente o cultural, afirmando que é importante para mostrar que o nosso modo de viver é diferenciado em relação ao planeta.

Mas, não custa pluralizar vivenciando outras formas de diversão, informação, que proporcione a cidade boas e novas ideias que fogem do senso comum e desse tradicionalismo eterno. Seria bom fazer com que as pessoas que aqui habitam saibam separar o joio do trigo, ou senão, conviver com as diferenças e tirar proveito. toninhohorta640 Se bem que tem gente ousada na cidade que tenta revolucionar, mas sofre por conta da logística e do custo elevado e da falta de sensibilidade por parte de quem poderia ajudar esses (Heróis da Resistência), chamados produtores culturais, que se comprometem em fazer acontecer a cena.

Lamentavelmente, numa ilha cercada de história, beleza arquitetônica e natural por todos os lados a gente tenha que se contentar com tão pouco. Além do Estreito dos Mosquitos… O que nos resta é ler, viajar, ser curioso par perceber que, além da ilha em que vivemos e amamos, existe um mundo ávido por informação, que não seja apenas aquela que a “mass mídia” impõe.

E o que me chamou atenção foi saber da existência da 11ª edição Festival Mimo, que aconteceu de sexta (29) a domingo (31), na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG). Um fim de semana em que praças, ruas e igrejas da histórica cidade mineira se transformaram em palco para grandes nomes da boa música. O frio e o cancelamento da atração principal da noite de abertura do festival, o compositor e pianista norte-americano, Chico Corea, não conseguiram estragar a festa na sexta (29).

Segundo informações, o músico não conseguiu sair a tempo de Buenos Aires devido a cancelamento de voos. Mas, a harmonia sofisticada do instrumentista mineiro Toninho Horta & Orquestra Fantasma tomaram de conta do palco agradando o público estimado em cerca de 2 mil pessoas. chick640 Público de gosto refinado Formar um público de gosto mais refinado para uma música mais trabalhada é um dos objetivos do festival. Parece que está conseguindo. Em 2013, Jards Macalé tocou para cerca de três mil pessoas na Praça do Carmo em Olinda, onde nasceu o festival.

Em paralelo a programação regada a jazz, música clássica, instrumental e world music, o festival Mimo apresenta ainda uma mostra de filmes – todos com temas musicais, claro. Carrilho exibe seu curta “Psiu” sobre Zé Dantas, um dos grandes nomes do cancioneiro nordestino.

A partir desta quinta-feira (4), o festival ocorre em Olinda (PE). Se não se atrasar novamente, o jazzista norte-americano, Chick Corea, será a grande estrela da noite de abertura por lá. Em outubro, o Mino vai para o Rio, em Paraty (10 a 12) e encerra sua 11°edição de volta a Minas Gerais, pela primeira vez em Tiradentes (17 a 19).

4 comentários para "A geografia é ingrata com São Luís ?"


  1. Fernando Maffra

    É, definitivamente a Ilha está abandonada aos eventos culturais. O que vemos é a proliferação cada vez maior de uma mistura de sons estranhos, duplas e cantores que se aproveitam de uma “modinha” e nos deixam cada vez mais traumatizados com esta ausência de boas alternativas. Salve dois ou três lugares que nos salvam na Ilha.

  2. Robson

    Pedro,

    Mais doído foi ver uma entrevista com a coordenadora do Mimo. Ela afirmou que as cidades históricas escolhidas foram feitas assim prq essas cidades preservam, cultivam e vivem do patrimônio histórico. Inclusive Tiradentes foi incluída este ano.

    Mas e São Luis, não merecia estar neste circuito???? Aí fica a pergunta. Nós de fato preservamos, cultivamos e vivemos ou vivenciamos este Patrimônio???? Acho que não. Nosso Centro continua abandonado, nossos casarões estão caindo e a população em sua maioria prefere os locais “do outro lado da ponte” ao Centro Histórico. Por esses critérios não merecemos o Mimo em nossa querida Ilha. É triste, é lamentável, é a realidade.

  3. Pedro Sobrinho

    Concordo com vc Robson..o descaso é total..

  4. Pedro Sobrinho

    O descaso é total..

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS