Jornalismo é coerência e Responsabilidade Social

0comentário

A “Liberdade de Expressão” é confundida por algumas pessoas que se autointitulam de politicamente corretos e críticos de plantão ao outro. Ela prevê autonomia, mas quando usada para disseminar uma opinião, pode desagradar e gerar enfrentamento na Justiça por violar outros direitos. Neste fogo cruzado de diversas posições, todo cuidado é pouco. Aprendi ao longo do exercício da profissão que o bom e autêntico jornalismo deve ser praticado com coerência no discurso e responsabilidade social.

Têm aqueles que acreditam em mídias alternativas (internet e suas ferramentas) e acham que diante delas terão liberdade para destilar opiniões, às vezes sem fundamentação científica ou filosófica. Pura tolice, pois estão correndo riscos. Sei que cada um tem o direito de expor seu ponto de vista. É natural que você como jornalista tenha responsabilidade por estar se comunicando para o público; por isso deve seguir certas normas. Agora, cada um deve ter consciência de que tem de refletir muitas vezes sobre o posicionamento que está sendo adotado.

Acredito que independente do veículo que você trabalha e da sua linha editorial, a “liberdade de expressão e responsabilidade” são perfeitamente compatíveis, desde que, evidentemente, o interesse público seja colocado em primeiro lugar.

Sem comentário para "Jornalismo é coerência e Responsabilidade Social"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS