Galeria promove Atelier Aberto de Fotografia

0comentário

Fotógrafos selecionados no V Salão de Artes Visuais de São Luís participarão do Projeto Atelier Aberto, uma ação cultural promovida pela Galeria Trapiche Santo Ângelo. Nesta sexta (23) e sábado (24) os profissionais farão registro do Centro Histórico da cidade e o resultado do trabalho será exposto em site e galerias de artes. O trabalho será desenvolvido na Galeria Trapiche Santo Ângelo, equipamento cultural da Prefeitura de São Luís, e contará com acompanhamento da direção do espaço.

Entre os fotógrafos que participarão do projeto estão Almir Valente Costa, Anna Karla Almeida, Aretha Ramos, Carolina Pitanga, Edgar Rocha, Dinho Araújo, Marília de Laroche, Renata Queiroz, Pedro Araújo e Vicente Júnior. Na dinâmica da proposta, dois grupos de fotógrafos caminharão pelo Centro Histórico de São Luís e durante o percurso farão um recorte do local a partir dos registros fotográficos, cada um com um olhar diferente sobre a realidade atual desse valioso espaço urbano.

A captura das imagens será avaliada posteriormente pelo grupo de fotógrafos e, após uma análise coletiva, as fotografias serão selecionadas, compondo um painel sobre a área. O resultado previsto é a produção de obras que serão expostas, inicialmente, num espaço virtual e, posteriormente, em galerias de arte, dentre elas a própria Galeria Trapiche.

– Essa é mais uma atividade gerada a partir das nossas propostas culturais neste espaço de excelência, que visa privilegiar os artistas visuais locais, promovendo, ainda, a integração entre os próprios artistas, já que muitos deles não se conhecem, de tal forma que o projeto irá facilitar os encontros entre os criadores de arte visual maranhense – disse Paulo Melo Sousa, diretor da Galeria Trapiche.

O PROJETO

Na proposta do Atelier Aberto podem surgir eventos culturais, tais como a realização de festivais de desenho, cerâmica, gravura, fotografia, intervenção urbana, dentre outras categorias das artes visuais. A intenção é estimular a produção dos artistas, tanto com uma temática provocativa sugerida quanto abordando temática livre, incentivando as práticas artísticas contemporâneas em artes visuais.

A primeira ação do projeto foi desenvolvida no Sítio Ecológico Panakuí, que se localiza no povoado de Coquilho, na Ilha de São Luís. Para a efetivação do trabalho, um grupo inicial de seis artistas foi convidado e todos trabalharam com a técnica da cerâmica, produzindo obras a partir da vivência no local escolhido. O Atelier Aberto prevê ainda o desenvolvimento de uma publicação que registre o processo de pesquisa dos artistas, bem como o resultado de suas atividades.

Fonte: Assessoria

Sem comentário para "Galeria promove Atelier Aberto de Fotografia"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS