Cacuriá de Dona Teté lança CD Serra do Mar

0comentário

O Laboratório de Expressões Artísticas – LABORARTE lança o CD Serra do Mar – Cacuriá de Dona Teté. O lançamento ocorre em São Luís, dia 5 de junho, na Casa do Maranhão, a partir das 20h. A programação de lançamento segue na cidade de Caxias, no dia 6. O CD foi lançado também em Morros, em 30 de maio.

tete

O projeto tem patrocínio da Petrobras e parcerias com as instituições CADON – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Fundação Palmares e Ministério da Cultura. A gravação do CD recebeu o 3º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras da Fundação Palmares, em março deste ano.

O nome “Serra do Mar” foi pensado a partir de uma cantiga do Carimbó de Caixeiras, manifestação da qual vem ainspiração do cacuriá.Logo após a derrubada do mastro, as caixeiras do Divino fazem uma brincadeira entre elas e com a assistência. O público presente ajuda a serrar o pau, o mastro do divino que em terra fria se deitou. Neste momento fazem o movimento de serrar o mastro com o corpo, rebolando até o chão, cantando e botando versos.

“’Serra do Mar’ é uma das cantigas entoadas nesse momento de serrar o mastro, e foi a inspiração do nome, por ter a simbologia do mastro, e nos remeter a alegria das caixeiras e da festa do carimbó de caixeiras. Até então só tínhamos registro do Cacuriá de Dona Teté na voz dela. Suas canções e outras de domínio popular. Com o cd “Serra do Mar” apresentamos um novo momento do espetáculo, com canções criadas para o espetáculo por mim, Cecé Ferreira e Dona Roxa, e cantadas por nós. Antes de Teté falecer já cantávamos com ela fazendo solos e reforçando o seu canto em alguns momentos”, explica a cantora Rosa Reis, responsável pela direção geral da gravação.

Programação

Dia 5/6 SÃO LUÍS
Local: Praça da Casa do Maranhão
20h Tambor de Crioula de Mestre Felipe
21h Cacuriá de D. Teté
22h30 Cia Barrica

Sem comentário para "Cacuriá de Dona Teté lança CD Serra do Mar"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS