Exposição mostra o abandono no Centro Histórico

0comentário

Com um olhar poético, o fotógrafo Vicente Júnior reuniu uma série de imagens que questionam a falta de conservação do Centro histórico de São Luís, declarado Patrimônio da Humanidade. A exposição “Tombamento”, que entra em cartaz nesta quinta-feira (18), na Galeria de Arte Sesc, em São Luís.

O fotógrafo, que já havia levado ao público através da exposição “Desterro: a cara da Comunidade”, em 2014, durante a feira do Livro de São Luís, a beleza do cotidiano daquele bairro, agora, com 16 imagens, revela a percepção sobre a condição degradável do Centro Histórico, hoje tomado pelas ruínas, pelo lixo, com paredes, portas e janelas encobertas pela pátina do tempo que pode ser vista a olho nu.

Exemplo do descaso em casarão da Praia Grande. Foto: Vicente Jr.
Exemplo do descaso em casarão da Praia Grande. Foto: Vicente Jr.

– As fotografias tratam de temáticas que estão no limiar da resistência da memória e da passagem do tempo que lenta e displicentemente consome esse casario tombado como patrimônio histórico da humanidade que como tal, deveria ser conservado para as gerações futuras. Mas que, infelizmente, desmorona a olhos vistos – comenta Vicente.

Fotógrafo: Vicente Júnior
Fotógrafo: Vicente Júnior

A lente

Para esse novo trabalho, Vicente Júnior optou por utilizar recursos de câmera analógica, que para muitos pode ser uma tecnologia ultrapassada em tempos de uma sociedade hipermoderna, mas que para ele necessitava de um processo mais lento e artesanal da fotografia que flertasse com o tema proposto.

A exposição Tombamento fica em cartaz até 29 de março, com entrada gratuita. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 9h às 17h (exceto feriados).

Serviço

O quê

Exposição Tombamento, de Vicente Júnior

Quando

De 18 de fevereiro a 29 de março

Onde

Galeria de Arte Sesc (Centro)

Informações e agendamento

3216-3830 / [email protected]

Entrada gratuita

Sem comentário para "Exposição mostra o abandono no Centro Histórico"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS