São Luís sediará Encontro de Cidades Históricas

0comentário

Acontece entre os dias 24 e 27 deste mês, em São Luís, 2º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio da Humanidade. A abertura, dia 24, será no Teatro Artur Azevedo.

Praça dos Catraeiros, na Praia Grande. Foto: Fafá Lago
Praça dos Catraeiros, na Praia Grande. Foto: Fafá Lago

A iniciativa é consolidar propostas que tendam a transformar cenários dos sítios históricos deteriorados ou carentes de obras no país.

O encontro, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae – MA, reunirá especialistas e gestores do país inteiro, além de representantes de cidades da América Latina, como Cartagena (Colômbia).

O objetivo do encontro é, sobretudo, aglutinar forças e interesses, a partir da interação entre gestores dos municípios que possuam sítios do Patrimônio Histórico da Humanidade, ampliando assim os horizontes de financiamentos e melhorando a gestão dos recursos.

Painéis

Durante o II Encontro, serão desenvolvidos sete painéis de debates sobre temas concernentes à preservação do patrimônio histórico; enfrentamento de problemas sociais que mais impactam na atualidade os centros históricos; implantação de políticas de melhoria da infraestrutura urbana nas áreas do patrimônio; promoção dos sítios históricos enquanto destinos turísticos; debate sobre as pautas prioritárias que tramitam no Congresso Nacional, e apresentação de propostas voltadas à sustentabilidade das cidades.

No final do encontro, será divulgada a Carta de São Luís, consignada pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnir e por representantes de instituições como CNM, IPHAN, TCU, Embratur, Caixa, Ministério do Turismo, Unicef (SL), Governo do Estado do Maranhão e de prefeituras como Sete Povos das Missões (RS) e Pomerade (SC).

Sem comentário para "São Luís sediará Encontro de Cidades Históricas"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS