Espetáculo Sotaque no Sesc Amazônia das Artes

0comentário

Corpo, cidade, arquitetura, sensações, espaços e imagem. Representando todos esses elementos em um espetáculo de dança, a bailarina Janaína Lobo, do Piauí, é a atração desta sexta-feira (6) no Projeto Sesc Amazônia das Artes 2016. O espetáculo “Sotaque” será apresentado a partir das 19 horas, no Teatro João do Vale. Entrada gratuita com retirada dos ingressos uma hora antes na bilheteria do teatro.

Janaína Lobo. Foto: Divulgação
Janaína Lobo. Foto: Divulgação

Janaína, que também é formada em Arquitetura e Urbanismo, empregou no processo criativo do espetáculo, conhecimentos de sua experiência como arquiteta para inserir o corpo em determinadas situações. O espetáculo se tornou uma referência em movimento da particularidade própria de cada lugar, o que resultou inclusive, o nome “Sotaque?”.

Com concepção da própria dançarina — que traduz em passos de dança um questionamento sobre como manter a identidade e as singularidades dos indivíduos em um mundo globalizado — a coreografia propõe a ideia de que o movimento das pessoas carrega uma espécie de sotaque, revelando a sua origem.

A artista piauiense é graduada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em estudos contemporâneos em dança, com a qual desenvolve pesquisa, criação e coreografia. Em seus trabalhos, pesquisa a dança como posicionamento estético/político e uma linguagem coreográfica afetada e conectada aos lugares e às pessoas. Atualmente integra o Núcleo do Dirceu.

No Maranhão, a programação segue até o dia 15 de maio com atrações culturais dos nove estados da Amazônia Legal e do Piauí, reunindo obras artísticas de dança, teatro, música e cinema, além da exposição fotográfica “Já fui Floresta”, do fotógrafo José Medeiros, lançada no dia 8 de abril e aberta ao público até o dia 6 de maio, na Galeria de Artes, no Sesc Administração, das 9 às 17 horas. As visitações podem ser agendadas previamente pelo telefone (98) 3216.3830.

Sesc Amazônia das Artes

O Sesc Amazônia das Artes se confirma a cada nova edição como um espaço de circulação da produção cultural da região Amazônica, oportunizando o acesso a bens culturais por meio do estímulo, difusão e intercâmbio de produtos artístico-culturais, que valorizam a diversidade das linguagens e de propostas. O evento objetiva disseminar e enaltecer as produções culturais idealizadas por artistas oriundos dos nove estados que integram a Amazônia Legal — Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins — e do estado do Piauí, convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural.

Em 2016, o Projeto completa nove anos promovendo além de intercâmbio entre arte e cultura, o diálogo acerca da carência de políticas públicas indispensáveis para atenuar necessidades básicas do cidadão. Seja com obras cinematográficas, espetáculos teatrais ou de dança, as produções regionais são o foco da Mostra, que permite a troca de experiências entre público e artista de todas as regionais e também o cultivo de valores como a liberdade, autonomia, solidariedade, responsabilidade social e o autoconhecimento.

Sem comentário para "Espetáculo Sotaque no Sesc Amazônia das Artes"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS